DESTAQUES

4 coisas que você deve evitar para prevenir lesões no joelho

Juliana Prestes Mancuso 14/06/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
4 coisas que você deve evitar para prevenir lesões no joelho
Fonte: imagem Pixabay
Pessoas acima dos 40 anos estão mais sujeitas à lesão

por Juliana Mancuso

O diagnóstico da ruptura aguda do tendão quadriciptal (músculo na região do joelho) não é difícil, mas muitas vezes passa despercebido no primeiro atendimento por falta de exame físico detalhado, bem como de uma boa história clínica.

O tratamento cirúrgico desta lesão apresenta bons resultados quando realizado precocemente. Este músculo estende-se da região pélvica e fêmur até a patela e é responsável pela extensão da perna e pelo controle da flexão durante atividades em carga, como levantar um peso.

Prevenção

A prevenção das lesões deste tendão se dá em evitar:

1ª)  Correr em superfícies muito duras;

2ª) Evitar escalar ou saltar superfícies que possibilitem ocasionar quedas de joelho fletido;

3ª) Fazer alongamentos dos joelhos antes e depois do exercício;

4ª) Não fazer um adequado aquecimento prévio ao exercício.

Outros fatores

Existem outros fatores que aumentam a predisposição para a lesão:

- rigidez articular;

- músculos muito contraídos;

- treino inadequado ou excessivo;

- aquecimento incompleto;

- fraqueza muscular do quadríceps e glúteos;

- instabilidade da região pélvica;

- postura inadequada;

- calçado incorreto.

Práticas esportivas mais propensas à lesão

Esta lesão ocorre mais frequentemente na sequência de atividades prolongadas ou repetitivas que coloquem tensão sobre o tendão e nos esportes que envolvem acelerações e desacelerações frequentes ou saltos repetidos, como o basquetebol, o futebol, voleibol e esportes de corrida.

Rompimento

O tendão quadriciptal rompe-se com mais frequência de 0 a 2 cm de sua inserção na patela, após um trauma direto ou contração excêntrica da musculatura quadriciptal.

Esta lesão ocorre geralmente em indivíduos após os 40 anos de idade (em cerca de 88% dos casos – mas pode ocorrer em qualquer idade) sendo, provavelmente, em consequência da diminuição da vascularização do tendão na junção com o osso. Pode também estar associada a doenças sistêmicas como diabetes mellitus, gota, hipotireoidismo, colagenose, insuficiência renal e uso abusivo de corticosteroides.

Tratamento

O tratamento cirúrgico é indicado para a reparação das lesões completas do quadríceps.

A história clínica deve ser pormenorizada, atentando para cirurgias prévias no joelho acometido, doenças associadas e comprometimento de outros sistemas.

Conduta pós-operatória e reabilitação

A maioria dos casos responde bem à fisioterapia. A interrupção das atividades que aumentam a dor até que ela desapareça é essencial. Devem ser minimizadas atividades como a corrida (sobretudo em superfícies inclinadas ou irregulares), saltos ou chutes. Esse repouso gera a oportunidade para a cicatrização e regeneração dos tecidos.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.




Criteo Publicidade:

TAGS :

    lesão, tendão, quadriciptal, joelho, quadríceps

Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.