DESTAQUES

Maior bacia hidrográfica do mundo é brasileira

Marilena Lavorato 12/06/2017 SERVIÇOS
Maior bacia hidrográfica do mundo é brasileira
Fonte: imagem Pixabay
O Brasil possuí mais de 12 mil rios

por Marilena Lavorato

As maiores bacias hidrográficas do planeta estão aqui. |

Bacia hidrográfica é uma área com características propícias à drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (rio). Com o declive da área, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, minas e nascentes etc) deságuam num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Uma bacia hidrográfica é formada por um ou mais rios principais e um conjunto de afluentes que deságuam nesse rio ou rios principais.

O Brasil possuí mais de 12 mil rios, sendo que o rio Amazonas é considerado o segundo rio mais extenso do mundo (perde apenas para o Rio Nilo do Continente Africano) com mais de mil afluentes. É o rio com maior fluxo de água por vazão do mundo, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados (não incluindo Madeira e rio Negro, que são afluentes do Amazonas).

A bacia amazônica (rio Amazonas e seus afluentes) também é a maior do mundo, sendo que 40% dela está no Brasil, e os demais 60% em outros países: Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.

A bacia do Tocantins - Araguaia é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira. Oferece grande parte de seu curso navegável (hidrovias). É a segunda em produção de energia no Brasil.

Além da bacia hidrográfica da Amazônia e do Tocantins-Araguaia, o Brasil possui outras grandes bacias: Bacia do rio Paraná, Bacia do rio Paraíba do Sul, Bacia do rio São Francisco, Bacia do rio Parnaíba, Bacia do rio Paraguai, Bacia do Araguaia-Tocantins, Bacia do rio Uruguai etc.




TAGS :

    bacia, amazônica, hidrográfica, brasil, sustentabilidade

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.