DESTAQUES

Meu maior sonho e medo é o de ser mãe. Qual pode ser a causa desse conflito?

Eduardo Ferreira Santos 30/05/2017 PSICOLOGIA
Meu maior sonho e medo é o de ser mãe. Qual pode ser a causa desse conflito?
Fonte: imagem Pixabay
É preciso avaliar se o medo está apenas relacionado à mudança corporal ou não

por Eduardo Ferreira Santos

“Tenho um medo absurdo e ao mesmo tempo é o meu maior sonho ser mãe; é uma mistura de sentimentos opostos que me faz sofrer muito. Não sei o que fazer e nem consigo falar sobre isso com meu marido. Tenho medo da barriga grande, estranho sentimento de me imaginar com aquele barrigão.”

Resposta: Se o seu medo estiver APENAS relacionado à mudança corporal, isso se deve a alguma crença que você possa ter quanto ao valor da estética e beleza, que a gravidez, em si, por ser temporária e bem acompanhada, poderá passar sem grandes problemas.

Mas, se o problema estiver relacionado não apenas à estética mas sim a todos os outros inconvenientes da maternidade, tais como aumento de responsabilidade, cuidados excessivos com a criança, certa mudança de papel de mulher para o de mãe, isso requer sim, um aconselhamento psicoterapêutico.

Sugiro que você procure uma psicóloga ou um psiquiatra/psicoterapeuta para discutir esta questão com ele e ver o que, de fato, lhe causa tanto medo!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

TAGS :

    medo, desejo, sonho, engravidar, ser, mãe, conflito

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.