DESTAQUES

Que tipo de atividade física é indicada e contraindicada para quem tem pressão alta?

Milena Liste 16/05/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Que tipo de atividade física é indicada e contraindicada para quem tem pressão alta?
Fonte: Google Imagens
Atividade aeróbica em ritmo de moderado a fraco é indicada

por Milena Liste

De acordo com o National Health Institute (NHI), a obesidade mórbida ocorre quando o Índice de Massa Corporal (IMC*) ultrapassa 40. Observe a tabela abaixo e verifique seu IMC.

Calcule o seu IMC - Índice de Massa Corporal

O índice de massa corporal é o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado

IMC = Peso/altura X altura

Ex: Uma pessoa com 70 kg e com 1,70 de altura

IMC = 70/1,70 x 1,70

1,70 X 1,70 = 2,89

70 dividido por 2,89 = 24,2 portanto o IMC = 24,2

Tabela de classificação de obesidade:

IMC até 20: abaixo do peso
IMC entre 20-25: peso ideal
IMC entre 25-30: sobrepeso
IMC entre 30-35: obesidade moderada
IMC entre 35-40: obesidade severa
IMC entre 40-50: obesidade mórbida
IMC acima de 50: superobesidade

Uma das consequências da obesidade é a hipertensão arterial sistêmica (HAS), popularmente chamada de pressão alta.
 
A pressão alta oferece grandes riscos ao coração, pulmão, cérebro, artérias e veias do corpo inteiro, já que a saída e o retorno do sangue ocorrem com pressões elevadas. Acidente vascular cerebral(AVC) e o infarto são os mais comuns.
 
Tanto a obesidade quanto a HAS são consideradas patologias onde a atividade física é destinada para grupos especiais. Ou seja, portadores nessas condições são direcionados para atividades físicas com protocolos de segurança na orientação do exercício.
 
Portanto, seja homem ou mulher, acima do peso e com HAS, a primeira indicação é a dieta alimentar, diminuindo consideravelmente o sal, a ingestão calórica (principalmente de sucos artificialmente adoçados, refrigerantes, doces, frituras, farinhas brancas, molhos, entre outros). Informe-se aqui sobre alimentos funcionais
 
Quanto ao exercício físico, a atividade aeróbica em ritmo de moderado a fraco é indicada.

Caminhadas longas em terreno plano em ritmo lento a moderado, hidroginástica, natação, bicicleta ao ar livre ou estacionária.
 
A mulher corre o risco de osteoporose e osteopenia (perda gradual de massa óssea) numa idade anterior ao homem, a partir da década de 40 anos, já pode ocorrer a perda de massa óssea, nesse caso, atividades como caminhada, além da musculação são as mais indicadas.
 
Quanto à musculação, a HAS limita o uso de cargas pesadas, pois aumenta a pressão arterial durante e pós-exercício. A musculação deve ser com repetições altas, a partir de 15 repetições e carga leve com grande variação de exercícios, enfatizando pernas e poucos exercícios para braços.

Exercícios de musculação para braços também tendem a aumentar a pressão arterial.
 
Não indico o pilates, pois o gasto calórico é baixo e possui muitas posições paradas (em isometria) o que eleva a pressão arterial durante o exercício.
 
Outras atividades indoor (de academia) denominadas aeróbicas podem ser realizadas, desde que seja em ritmo leve. Nada de atividades que você fique ofegante ou com falta de ar.
 
A cura em longo prazo para estas duas patologias, que estão intrinsecamente associadas, é a adoção de novos hábitos saudáveis:
 
- Alimentação saudável e adequada
- Atividade física regular, leve e prazerosa

Que tal começar hoje?

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Liste responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    pressão, alta, has, avc, imc, sobrepeso, caminhada

Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.