DESTAQUES

Entenda a relação entre percepção, emoção, prazer, aprendizado, cérebro e autoestima

Marta Relvas 15/05/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Entenda a relação entre percepção, emoção, prazer, aprendizado, cérebro e autoestima
Fonte: imagem Pixabay
Informação mal compreendida e mal armazenada significa o mesmo que “confusão mental”

por Marta Relvas

O ser humano, antes de tudo, pensa, sente, age. Atualmente, enfrentar o mundo da informação apenas com a razão não é o melhor caminho para as convivências sociais. A informação mal compreendida e mal armazenada significa o mesmo que “confusão mental”. O que se pretende é chegar ao conhecimento crítico, inovador, reflexivo. Por isso, o educador torna-se responsável em apontar pistas, estimular e estabelecer pontes alicerçadas para a construção efetiva do conhecimento do educando.

Na verdade, continua-se, ainda, vivendo o modelo tradicional mecanicista, que separa o mundo da razão e o mundo da emoção, o sujeito do objeto, vida, razão, indivíduo, ambiente, fragmentando então conhecimentos e pensamentos humanos.  

Assim, quando se ouve uma música, assiste-se a um filme, saboreia-se uma sobremesa, o corpo e o cérebro se interagem com o ambiente. A percepção não é um atributo exclusivo do cérebro. Todo o organismo reage ativamente de forma que se possa obter a melhor interface possível. Constroem-se assim um conceito mais amplo de percepção, que tanto atua sobre o meio ambiente como dele receber sinais.

Educadores e professores precisam reconhecer que a emoção está para o prazer assim como o prazer está para o aprendizado. A autoestima é a ferramenta que movimenta os estímulos para gerar bons resultados. O cérebro processa tão velozmente essa relação que não se pode perceber a ligação de elementos, consultando uns aos outros ao resolver uma simples questão. 

 




Criteo Publicidade:

TAGS :

    percepção, emoção, prazer, aprendizado, cérebro, autoestima

Marta Relvas

Bióloga, Dra. e Mestre em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem formação internacional em Educação na Abordagem Reggio Emília na Itália. Além de Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, também é Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia. É autora de diversos livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK. Atua ainda como Professora Universitária da Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes e da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, com sólida carreira de palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Você aceita bem o seu corpo?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.