DESTAQUES

Plantas exóticas invasoras; entenda

Marilena Lavorato 15/05/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Plantas exóticas invasoras; entenda
Fonte: imagem Pixabay
Eucalipto: planta exótica invasora brasileira

por Marilena Lavorato

A segunda maior causa da diminuição de biodiversidade no mundo é a introdução de espécies exóticas invasoras, perdendo apenas para a intervenção humana.  Por isso é muito importante o controle e manejo das plantas exóticas, em especial das exóticas invasoras.  

No Brasil, as plantas exóticas invasoras mais conhecidas são o eucalipto, pinus, cinamomo, braquiária, beijinho, goiabeira e lírio-do-brejo.
 
Mas o que determina o entendimento sobre o que seja uma espécie exótica?  

A planta exótica é aquela espécie que se encontra fora de sua área original, ao contrário da planta nativa, que é do local. Existem espécies exóticas que foram introduzidas em novos locais, e se adaptaram vivendo em harmonia com as plantas nativas. Mas há também as "exóticas Invasoras", que quando inseridas fora do seu local de origem, ameaçam os ecossistemas, hábitats e espécies nativas daquele local.

A espécie invasora é favorecida pela ausência de inimigos naturais do local ao qual foram inseridas, aumentando sua capacidade de proliferação e invasão sobre o ecossistema.  Entre as espécies nativas brasileiras podemos citar pau-brasil, cedro rosa, araçá amarelo e urucum, entre outros.  E estas, as espécies nativas, devem ser preservadas pelos benefícios que proporcionam ao clima, solo, água, fauna, representando-se como fornecedoras de serviços ambientais importantes ao homem. Portanto, quando for plantar árvores, pesquise com cuidado sobre a planta e sua relação com o ambiente onde pretende plantá-la. Dê preferência às plantas nativas.

 

 




TAGS :

    plantas, exóticas, invasoras, nativas, ecossistema, eucalipto, pau brasil

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.