DESTAQUES

O que fazer para superar minha insegurança?

Eduardo Ferreira Santos 18/04/2017 PSICOLOGIA
O que fazer para superar minha insegurança?
Fonte: imagem Pixabay
Insegurança: sentimento natural

por Eduardo Ferreira Santos

Resposta: A Iinsegurança é um sentimento natural em todos nós, simplesmente porque não sabemos o futuro e nem mesmo as consequências da maioria de nossas ações.

Quando, no entanto, essa insegurança ultrapassa os limites e se torna um fator limitante ao exercício de nossa própria vida, o caminho é procurar a causa e tentar resolver.

Eu sempre digo que o ser humano é um ser biopsicossocial, isto é, há fatores biológicos (genéticos) associados a fatores psicológicos (a forma como fomos criados e as crenças que formamos das coisas do mundo) e sociais (aquilo que, de real, temos que enfrentar em nosso dia a dia).

Portanto, há que se pesquisar o que ocorre nessas suas três esferas de constituição e tentar colocá-las em harmonia.

Muitas vezes, há uma falta de hormônio cerebral (por exemplo, a serotonina), aliado a um desenvolvimento psicológico "torto" e enfrentando situações do cotidiano que são difíceis mesmo.

Sugiro uma boa psicoterapia com um psiquiatra que possa avaliar tudo isso com você. Que tal?

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

TAGS :

    superar, insegurança, psicoterapia

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

O publicitário Washington Olivetto diz que “empoderamento feminino” é um clichê constrangedor. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.