DESTAQUES

Fitoterápicos e plantas medicinais; entenda a diferença

Marilena Lavorato 18/04/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Fitoterápicos e plantas medicinais; entenda a diferença
Fonte: imagem Pixabay: Ginkgo
O Brasil é um país com uma rica flora medicinal

por Marilena Lavorato

O uso de plantas para curar doenças é muito antigo. Podemos usar as plantas medicinais em chás ou outros preparos caseiros, desde que tenhamos conhecimento sobre os efeitos, formas e quantidade de uso.  

Importante destacar que plantas medicinais in natura e remédios fitoterápicos são coisas distintas. Fitoterápicos são remédios manipulados com uma concentração de ativos padronizados de origem vegetal produzidos pela indústria farmacêutica.

Já as plantas medicinais são ervas, folhas e cascas para preparos caseiros. Cada planta medicinal tem seu principio ativo e por isso é recomendada para determinada situação.

Os preparos também variam. Podem ser cozidas, misturadas com a comida ou feitas em infusões. Os mais conhecidos são os chás que passam de mãe para filha.

O Brasil é um país com uma rica flora medicinal. Quem tem interesse em conhecer mais sobre este assunto deve pesquisar.  Existem publicações a respeito das propriedades das plantas medicinais, para que servem, como devem ser preparadas, quantidades, indicações, etc.

Conhecimento das gerações passadas, saberes populares, com muita sabedoria e amor, para curar nossos pequenos e grandes males, do corpo ou da alma.

Sem muito esforço, consigo sentir o cheiro daquele chá de hortelã quentinho, servido por uma avó carinhosa dizendo que ele nos acalmaria. E funcionava, não apenas pelo principio ativo da planta, mas também pelo carinho dos avós.




Criteo Publicidade:

TAGS :

    plantas, medicinais, fitoterápicos, ervas

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.