DESTAQUES

Agricultura sintrópica; entenda

Marilena Lavorato 20/03/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Agricultura sintrópica; entenda
Fonte: imagem Youtube
O suíço Ernst Götsch, foto, é pioneiro dessa técnica no Brasil

por Marilena Lavirato

De forma resumida, a sintropia é o contraponto da entropia (função que mede a desordem ou a imprevisibilidade de um sistema). A sintropia representa o grau de ordem e de previsibilidade existente num sistema. O princípio da sintropia faz com que sistemas sejam preservados apesar da entropia dos mesmos, com a introdução de recursos gerados a partir deste processo ou de outros.  

A agricultura sintrópica é um conjunto de princípios e técnicas que foram desenvolvidos para integrar a produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural dos *biomas ao qual estão inseridos.

Esse tipo de manejo não utiliza agrotóxico e consome 75% a menos de água e espaço. Cultiva várias culturas de diferentes ciclos permitindo colheita em várias épocas contrapondo assim a monocultura. Utiliza matéria orgânica (folhas e galhos das podas das plantas) para cobrir o solo e reproduzir o ambiente do bioma.  

A agricultura sintrópica ajuda a devolver a fertilidade para a terra graças à recuperação da biodiversidade. O suíço Ernst Götsch (veja em nossa seção de vídeos), é uma referência internacional em Sistemas Agroflorestais Sucessionais. Ele desenvolveu uma apurada técnica de plantio cujos princípios e práticas podem ser aplicados a diferentes ecossistemas. Ernst Gotsch chegou ao Brasil nos anos 80, e se estabeleceu no Sul da Bahia onde foi pioneiro desta técnica com uma experiência de sucesso em suas terras - uma área de 410 hectares de área reflorestada, dos quais 350 transformados em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), e 120 hectares de Reserva Legal, além do ressurgimento de 14 nascentes.

* Bioma é uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macroclima, a fitofisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural. A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação, comunidade biótica”. Fonte: Infoescola




Criteo Publicidade:

TAGS :

    agricultura, sintrópica, bioma, RPPN, sintropia

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.