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Você conhece a yacon, a batata diet?

Jocelem Salgado 23/03/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Você conhece a yacon, a batata diet?
Fonte: Google Imagens
Yacon pode ser utilizada para substituir pequenas refeições e faz muito bem à saúde

por Jocelem Salgado

Quando o assunto é batata o nosso primeiro pensamento é de alerta vermelho, já que é um alimento muito calórico. Hoje irei falar de um outro tipo de batata, que além de pouco calórica, apresenta inúmeros benefícios à nossa saúde, a batata yacon.

A batata yacon é originária dos vales andinos e era cultivada como forma de subsistência por diversos povos antes mesmo do descobrimento da América. No Brasil, essa batata foi descoberta somente em 1989 pelos japoneses, que tradicionalmente consumiam o tubérculo, recebendo o nome de batata yacon ou batata “diet.”

Mais o que essa batata tem de diferente das batatas tradicionalmente consumidas?

De acordo com vários estudos, a batata yacon é um alimento rico em potássio, vitamina C e, assim como as demais batatas, em carboidratos. No entanto, ao contrário dessas, os carboidratos da yacon se apresentam principalmente na forma de fibras solúveis.

Outro benefício dessa batata é que ela é rica em um tipo de açúcar conhecido como inulina. Esse açúcar difere dos demais, por não provocar picos de glicemia, ou seja, ao consumir a batata yacon, ao contrário das demais batatas, o nível de glicose no sangue não sofre uma brusca elevação, permitindo que esse alimento seja consumido por pessoas portadoras do diabetes.

A yacon é rica em compostos bioativos, estes quando ingeridos provocam benefícios ao nosso organismo, podendo destacar os compostos fenólicos (200mg em cada 100 g de alimento), sendo os principais os ácidos clorogênicos. Estes compostos possuem elevada capacidade antioxidante. Ou seja, são importantes compostos com a função de eliminar ou reduzir os efeitos maléficos dos famosos radicais livres, que estão associados à elevação do risco das doenças crônicas, como por exemplo, o câncer e as doenças cardiovasculares.

E para melhorar ainda mais, alguns estudos já demonstraram que a quantidade desses compostos na batata yacon é similar ao valor encontrado em outras bebidas consideradas fontes desse tipo de substância, como é o caso do café (200-500mg/copo), do chá (150-200mg/copo) e do vinho (200-800mg/copo).

Como já dito, a batata yacon também tem função de fibra alimentar. Isso se deve ao fato de que essa batata possui substâncias denominadas prebióticas, sendo os principais os fruto-oligossacarídeos e a inulina. Estes compostos, durante a digestão no nosso organismo não são quebrados e passam então a ser fermentados no nosso intestino por um tipo de bactéria probiótica (bactérias benéficas ao nosso organismo) conhecida como Bifidobacterium.

A fermentação desses compostos pelas bactérias benéficas gera inúmeros benefícios à nossa saúde, como por exemplo, aumento da absorção de determinados minerais (cálcio e magnésio), redução dos níveis de colesterol e redução da produção de toxinas e substâncias cancerígenas na região do cólon.

Além disso, esse processo fermentativo também estimula o crescimento de outras bactérias probióticas, contribuindo assim para elevar a competição entre possíveis patógenos e essas bactérias, diminuindo consequentemente a probabilidade do desenvolvimento de infecções intestinais.

Por outro lado, as fibras alimentares presentes na yacon também auxiliam no peristaltismo intestinal e permitem a retenção de água nas fezes o que auxilia no bom funcionamento do intestino, reduzindo problemas como a constipação intestinal, doença muito comum nos dias de hoje, afetando principalmente mulheres.  

As vantagens não param por ai! A batata yacon, quando consumida por longos períodos, também favorece uma melhor sensibilidade ao hormônio insulina, o que proporciona menores níveis de glicose no sangue, podendo ser consumida, sem problema, por portadores de diabete mellitus.

Pesquisas recentes demonstram também que uma dieta suplementada por yacon apresenta benefícios como a redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

De acordo com esses estudos, os indivíduos que consumiam esse tubérculo apresentavam redução nos níveis de triglicerídeos e de glicose sanguínea.

Depois de conhecer todos esses benefícios que a yacon pode te proporcionar, você ficou interessada em consumi-la, a dica é a ingestão de cerca de 200g por dia, isso equivale mais ou menos a duas batatas grandes. E com relação à forma de consumo, ai vai mais uma ótima notícia, essa batata pode ser consumida de diferentes formas: crua, cozida, adicionada em sucos e farinhas, ao contrário das batatas inglesa e doce, que são consumidas apenas assadas, cozidas ou fritas. Também pode ser utilizada para substituir pequenas refeições ao dia, por exemplo, o lanche da tarde.

E para encerrarmos, deixo uma dica: suco de melão com batata yacon:
 
Ingredientes:

2 xícaras de chá de melão picado
1 batata yacon média
10 folhas de hortelã
1 xícara de água de coco

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e tome sem coar.

TAGS :

    yacon, batata, probiótica, prebiótica, inulina, insulina, diet
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Jocelem Salgado

Profa. Titular de Vida Saudável da ESALQ/USP/Campus Piracicaba. Autora dos livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento" e "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", editora Madras

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