DESTAQUES

Tenho medo de sair de casa. O que faço?

Eduardo Ferreira Santos 05/01/2017 PSICOLOGIA
Tenho medo de sair de casa. O que faço?
Fonte: imagem Pixabay
A medicação indicada em casos como o seu é muito variável

por Eduardo Ferreira Santos

"Há anos tenho taquicardia e sempre passo mal. Fui ao médico e fiz exames e não deu alterações. Então me passaram para uma psicóloga. Fiz 4 anos de psicoterapia comportamental e medicamentosa, mas mesmo assim, continuo com os mesmos sintomas. O que faço? Trabalho, vou à faculdade e nada me faz me sentir melhor. Não aguento mais sentir os sintomas: taquicardia, falta de ar, medo de sair de casa, de comer, de viver. Tenho vontade de morrer logo para acabar com isso. Não suporto nem ouvir a psicóloga dizer que isso é normal, que vai passar..."

Resposta: O quadro que você descreve é típico de um Transtorno do Pânico, uma crise aguda de ansiedade que tem origem tanto biológica quanto psicológica.

Não é um quadro fácil de se tratar, mas com a medicação adequada e uma boa psicoterapia é possível reverter esse quadro.

Eu acredito que um tratamento integrado com um psiquiatra, que também seja psicoterapeuta, poderá ajudá-la bastante nesse seu sofrimento.

A medicação indicada em casos como o seu é muito variável de pessoa para pessoa e, muitas vezes, é preciso ir experimentando os vários remédios que existem até encontrar aquele exato que será metabolizado por você e diminuirá ou mesmo extinguir os sintomas.

No plano psicoterapêutico é preciso ir a fundo para se encontrar a origem de toda essa ansiedade e medo que a dominam. Muitas vezes a origem está em um grande trauma vivido na infância ou, então, na sequência de pequenos traumas silenciosos vividos ao longo do seu desenvolvimento.

Por fim, recomendo que você procure um psiquiatra psicoterapeuta que poderá ajudá-la muito a superar esse transtorno.

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    medo, taquicardia, falta de ar

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.