DESTAQUES

Pele masculina sofre mais com os danos ambientais, indica estudo

Sonia Corazza 10/01/2017 SAÚDE E BEM-ESTAR
Pele masculina sofre mais com os danos ambientais, indica estudo
Fonte: imagem Pixabay
Ainda falta uma 'cultura' para o homem se cuidar

por Sonia Corazza

Parece engraçado, mas muita gente não sabe quão diferente é o gênero humano. Homens e mulheres diferem no código genético, o que leva a uma diferente distribuição hormonal. E isso traz características estruturais e anatômicas distintas para as peles masculina e feminina.

A pele masculina é mais espessa que a feminina, mas vai afinando a partir da adolescência, o que a torna mais sensível ao envelhecer. Esta produz mais gordura que a pele feminina, portanto, tem mais tendência a desenvolver cravos e espinhas. Tem maior quantidade de colágeno, o que a torna menos suscetível à flacidez com o decorrer dos anos. Possui menor gordura subcutânea, o que afeta os mecanismos de absorção dos produtos sobre ela colocados.

Danos ambientais e pele masculina

Um trabalho científico conduzido recentemente no Centro de Inovação denominado Miami Valley Innovation Center, em Cincinnati, nos Estados Unidos, mostrou que a pele masculina tem uma resposta diferente frente aos danos ambientais causados pelo calor e pela radiação ultravioleta vindas do sol. Na pele dos homens ocorrem mecanismos biológicos distintos do que acontece na pele feminina. O que me interessou e me chamou a atenção nesse trabalho foi a constatação dos pesquisadores de que a pele dos voluntários masculinos sofreu mais com esse tipo de estresse induzido, do que a pele das mulheres estudadas.

Isso mostra a necessidade de educar os homens, desde a infância, a se cuidar e ter consciência de que a pele, maior órgão do organismo humano, precisa de produtos específicos para suas necessidades. É fundamental ensinar as mães para que mostrem aos meninos que limpar a pele e protegê-la é questão de sobrevivência. Ainda mais neste nosso planeta, cada vez mais afetado pelos fatores ambientais.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

TAGS :

    homem, saúde, bem-estar, pele, danos
COMUNICAR ERRO

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

ENQUETE

A pochete masculina dos anos 90 está voltando... Isso é brega?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.