DESTAQUES

Dicas para deixar sua pele brilhante e saudável

Sonia Corazza 01/12/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Dicas para deixar sua pele brilhante e saudável
Fonte: imagem Pixabay
Pele necessita de hidratação interna e externa

por Sonia Corazza

A tonalidade da nossa pele é determinada por vários fatores, como a presença de pigmentos, entre os mais importantes a melanina e o betacaroteno (pró-vitamina A), mas a espessura também influi na coloração final, quanto mais espessa, mais amarelada. O grau de irrigação sanguínea também impacta na aparência do tom de pele, quanto mais irrigada, mais intensa a coloração rósea.

Claro que os fatores genéticos, grupo étnico e nível de miscigenação são as bases para formar a cor da sua pele. Mas todo mundo deseja mesmo é ter uma pele bem iluminada e com aspecto saudável, como a pele das crianças.

A emoliência e a nutrição

A pele está em equilíbrio dinâmico com o corpo, tendo sua condição diretamente ligada a condição de nutrição do organismo. O ressecamento da pele apresenta-se como característico de estados de rugosidade, flacidez, perda de flexibilidade e fissuras. A secura é definida como a medida do conteúdo de água na pele e a ação emoliente é o fenômeno relacionado à conservação dessa água. Portanto, se você deseja uma pele iluminada e com aspecto saudável, precisa cuidar da hidratação interna e externa.

De dentro para fora

Já falei muitas vezes sobre a importância da alimentação equilibrada, repleta de frutas e vegetais, que aportam vitaminas, sais minerais e principalmente água. Parece brincadeira, mas quero propor um teste. Durante uma semana monitore sua alimentação, anotando todas as frutas, legumes e verdura que você ingere. Também anote a quantidade de chás de ervas e água que toma. E observe a condição de sua pele, se puder faça uma foto para registrar a condição de hidratação do seu rosto.

Na semana seguinte dobre as quantidades de frutas, legumes e verduras e mantenha a ingestão de água e chás na faixa de 2 a 2,5 litros diários. No final deste período faça uma nova foto. Garanto que você vai se assustar com a qualidade da pele, a coloração vai estar muito mais vibrante e saudável.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.




TAGS :

    beleza, pele brilhante

Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.