DESTAQUES

Mestre xamânico dos sonhos

Carminha Levy 29/08/2016 AUTOCONHECIMENTO
Mestre xamânico dos sonhos
Fonte: Imagem Google Imagem
Ancião é o símbolo do princípio oculto

por Carminha Levy

É meu desejo xamânico de cura, fortalecimento e abertura de consciência que você tenha encontrado seu Mestre dos Sonhos e obtido o que desejava. Como uma ilustração para aqueles que ainda não acessaram o seu Mestre dos Sonhos, aqui temos um relato recebido de uma leitora.

Trata-se de uma adolescente muito dedicada desde sua infância à prática do voleibol. Nos últimos tempos, ela tem se machucado muito nos treinos e nas competições e anda temerosa das conseqüências disso no seu rendimento escolar e também na sua vida social (é hora das baladas, das paqueras). Nesse impasse – pois adora o esporte e também a popularidade entre os amigos conquistados através dos treinos e das competições – teve o seguinte sonho: Seus avós estão de férias e um deles (o avô) adoece seriamente e, por falta de socorro médico na cidade onde se encontra, morre. Como são muito bem casados há muitos anos, a avó não agüenta a perda do marido e morre também.” A sonhadora acorda desesperada com o pesadelo e apesar dos seus 16 anos corre para a cama dos pais onde passa o resto da noite. No dia seguinte acorda muito angustiada.

A mãe dela, que tinha lido o artigo anterior,“Mestre Xamânico dos Sonhos” clique aqui e leia -, ensinou-lhe a técnica, que foi seguida passo a passo. Depois de entregar ao guardião o medo que sente de seu sonho tornar-se realidade, recebe a autorização de ir ao encontro do Mestre. Este é uma Mestra, por sinal muito brincalhona, que primeiro a assusta surgindo como as tradicionais bruxas dos contos de fadas, mas em seguida assume a característica de uma simpática sábia. A mestra pede que ela lhe diga o que mais gosta nestes avôs cuja perda está sendo tão lamentada; e a sonhadora responde que seu avô tem grande amor pelo esporte, pois com 79 anos é um veterano tenista bem conceituado. E na avó, o que ela mais admira? Sua capacidade de lutar, trabalhar, juntar pessoas por uma causa, sua popularidade e animação aos 73 anos. Então a Mestra fez a última pergunta: o que em você está morrendo que tem a ver com esporte e capacidade de lutar?

Para a sonhadora, a resposta veio como uma revelação que a deixou abismada! Jamais pensou que seu impasse pudesse significar que algo muito especial em sua vida – o esporte – tenha tal importância que desistir dele signifique a morte de suas raízes mais profundas, os pais de deus pais, as raízes de suas raízes.
Desvendar o sonho deu-lhe a força e a coragem de continuar no esporte.

Recebi esse relato com todo o carinho do seu agradecimento.

O que é muito interessante neste sonho é que ele também se refere a uma situação que os terapeutas costumam explicar como “por que sonhei este sonho.” Estávamos em plena crise dos aeroportos impossibilitando-se uma rápida volta a São Paulo, onde existem os melhores centros médicos (o que salvaria o avô e consequentemente a avó) e também estávamos mergulhados no PAN.

Para um terapeuta jungiano, e para nós, xamãs, a pergunta que se faz é “para que eu sonhei este sonho?”

Tentamos decifrar a mensagem que o nosso ego está precisando receber e seguir o conselho do nosso terapeuta interno, o Sonho.

A seguir, como prometido, alguns significados de símbolos no sonho. Convém lembrar que o principal para interpretar-se um sonho é saber o que as figuras que aparecem tem de semelhante com o sonhador (aspectos bons: mensagens do Self, negativos: aspectos da sombra, aqueles que não queremos aceitar em nós).

Saiba o que significa sonhar com:

- Água
- As emoções. E como princípio feminino temos Terra-mãe, Mãe das águas, pedra, caverna, noite, selva etc. A água simboliza a vida terrestre, a vida natural, nunca a vida metafísica.

- Águia - Símbolo da altura, do espírito identificado com o Sol, e do princípio espiritual. É o conhecimento.

- Anão - Símbolo ambivalente. No plano psicológico, podem ser considerados guardiães do umbral do inconsciente.

- Ancião - Símbolo do princípio oculto. É a personificação do saber ancestral da humanidade ou inconsciente coletivo.

- Âncora - Salvação e Esperança.

- Anel - Continuidade e totalidade, o tempo em retorno, alianças.

- Aranha - Ttrês sentidos simbólicos diferentes: capacidade criadora da aranha ao tecer sua teia; o da sua agressividade e a própria teia. Símbolo do centro do mundo, animal lunar, mãe terrível.

- Árvore - A vida do cosmo e a vida individual. As raízes da árvore são as fontes originárias primordiais (dragão e serpente). O tronco simboliza a idéia de elevação, penetração (leão, unicórnio e cervo). A copa corresponde aos corpos celestes (aves e pássaros).

- Borboleta - Emblema da alma e atração inconsciente para o luminoso. Metamorfose, renascimento.

- Cálice - Forma transcendental do vaso relacionado com o Graal ; o eterno feminino.

- Casa - Imagens do psíquico. Quartos desconhecidos: áreas inexploradas da estrutura do Ego; cozinha: local da mais profunda transformação; banheiro: eliminação.

- Castelo - Compreensão súbita de um conjunto espiritual que se torna evidente. No castelo, junto com o tesouro (riquezas espirituais em seu aspecto eterno), a dama (anima, no sentido junguiano) e o cavaleiro purificado constituem a síntese da vontade de salvação.

- Chave - Obra a realizar e o meio para conseguir sua execução.

- Chuva - Sentido de fertilização relacionado com a vida. Purificação. Agente mediador entre o céu e a terra.

- Dilúvio - O final de um período. Purificação e regeneração. Idéia de castigo e regeneração.

- Dragão - Inimigo primordial. Combatê-lo constitui a prova por excelência do confronto com a sombra.

- Estrelas - Multiplicidade, idéia de ordem e destino.

- Faca - Símbolo fálico associado ao sacrifício e à ruptura.

- Falo - Símbolo da perturbação da vida, do poder ativo e da força em sua propagação cósmica.

- Galo - Símbolo solar, ave da manhã, emblema da vigilância e da atividade.

- Jardim - Símbolo da consciência frente à selva (inconsciente), natureza selecionada, cercada.

- Joias - Verdades espirituais. Símbolos de poder superior. Sabedoria alojada no interior do inconsciente.

- Lago/Espelho - Imagem e autocontemplação que podem levar à consciência e revelação.

- Maçã - Desejos terrenos, o intelecto, a sede do conhecimento.

- Olho - Superego e também o “olho divino”. Persecutoriedade ou correlato espiritual da visão; clarividência.

- Ovo - Imortalidade, potencialidade, germe da geração e o mistério da vida. O ovo cósmico da Grande Deusa.

- Pedra - Símbolo do Self, da coesão e da conformidade consigo mesmo. Unidade e força.

- Peixe - Símbolo de transformação. Poder ascensional no inconsciente. Natureza dupla “pássaro de zonas inferiores”. Símbolo de fecundidade pela extraordinária fecundação de seus ovos, o que lhe dá um sentido espiritual.

- Porta - Umbral, trânsito, abertura.

- Raio - Fogo celeste em sua forma ativa. Terrível dinamismo e efetividade. Símbolo de suprema potência criadora. Emblema de soberania.

- Rio - Fertilidade e progressiva fertilização da terra.

- Rosa - Símbolo de finalidade e perfeição, centro místico, coração, mulher amada, e, como rosa de ouro, símbolo da realização absoluta.

- Serpente - Energia instintiva, curativa (incubação), bastão de Asclépio, sabedoria, venenos, perigos.

- Trem - Trilhos fixos, atividades compulsivas.

- Viagem - Tensão da busca e da mudança em direção ao espiritual. O arquétipo da viagem e a peregrinação ao “Centro”, ou Self.




Carminha Levy

Pioneira no ensino simultâneo de Xamanismo e Psicologia, criou um programa de Facilitadores Xamânicos em Xamanismo Matricial que resgata a sabedoria da Grande Deusa Mãe Terra: a Madona Negra - o matriarcado associando-o ao patriarcado - o Xamanismo Matricial. Instrutora do Neoxamanismo no Brasil



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.