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Exercício de relaxamento

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SERVIÇOS
Contato com a natureza ajuda a relaxar

por Angelo Medina

Pegue este texto, leia algumas vezes com o objetivo de assimilá-lo. Em seguida, faça uma aplicação para sentir o exercício. Então, pegue uma fita, escolha uma música de fundo, que considere relaxante. Grave todo este roteiro com a música ao fundo e passe a fazer este exercício, de preferencia, pela manhã. Se possível, faça a respiração nasal, ou seja, com a boca fechada. Faça a respiração umas dez vezes e devagar.

Vya Estelar - Como atua este exercício no indivíduo?

Sérgio Mortari - Através da energia-forma-pensamento. O positivo atrai positivo e negativo atrai negativo. Você vai estar atraindo para você energia-forma-pensamento positiva, ao criar telas mentais positivas. Isto acontece quando você relaxa, trabalha a auto-estima e medita. É o que chamam infelizmente por aí de macumba. Se a pessoa está bem com ela mesma, carregada só de energias positivas, não tem energia negativa que vá atingí-la.

Exercícios podem reverter o quadro

Porque as telas mentais liberam serotoninas e endorfinas, as substancias do prazer. Desta forma você começa a fazer o caminho inverso do stress e da depressão. Estas substâncias do prazer provenientes da auto-imagem positiva faz com que você aumente a sua imunidade e com isso você vai diminuindo a secreção dos hormônios do crescimento da doença que você possui. Com isso pode acontecer a regressão do stress, depressão ou mesmo uma úlcera ou um tumor. Tudo vem do cérebro.

Roteiro

O objetivo é aprender como relaxar e reduzir qualquer dor ou ansiedade que você possa estar sentindo.

Antes de começar, porém, quero que você se instale em sua cama ou em sua cadeira, de modo que fique completamente relaxado e à vontade. Agora concentre-se em sua respiração, inspirando, expirando, pensando para você mesmo: "relaxe", inspire. Expire. Mais uma vez.., mais uma vez.

Sempre que sentir tensão, dor ou ansiedade, durante o exercicio, quero que você respire profundamente e diga a você mesmo; "relaxe". Inspire. Expire. Relaxe.

Se, por acaso, seus pensamentos interferirem enquanto esta realizando esta etapa de relaxamento, simplesmente envolva-os em uma bolha e deixe-os flutuar para bem longe de você.

Agora, concentrando-se, permita-se alguns minutos de total relaxamento, feche os olhos com suavidade, e enquanto conte de dez até um, pense que está ficando cada vez mais relaxado... deixe que toda tensão, todo stress saiam de você.

Relaxe até os níveis mais profundos que possa imaginar: dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um, zero. Muito bem. Faça agora uma viagem mental através de seu corpo, de modo que possa identificar quaisquer tensão ou ansiedade que tenham permanecido.

Comece pelos pés

Comece pelos pés. Pense que estão ficando muito pesados, relaxados, quentes, imagine que estão afundando. Concentre-se primeiro no pé direito e, depois, no esquerdo.

Tome consciência de cada um de seus dedos... eles estão começando a formigar. Imagine simplesmente que toda a tensão está saindo de seus pés, deixe os músculos ficarem bem soltos, sem a menor rigidez, quentes, formigando.

Agora pense por alguns momentos nas pernas e panturrilhas. Pense sobretudo na panturrilha da perna direita. Imagine que quaisquer músculos que estejam tensos ficam relaxados, quentes. Pense agora na panturrilha da perna esquerda... pense na coxa direita, na coxa esquerda... imagine que os músculos estão se soltando, se alongando, se esquentando e que se livram de toda tensão.

Concentre-se agora na bacia, deixando que qualquer tensão se desfaça, e em seu abdome. Muitos de nós acumulam grande stress e tensão em nossos abdomes. Deixe que ela se dissipe, liberte-a. Pense por alguns momentos em suas costas... todos os muitos e muitos músculos que existem na parte superior e inferior das costas. Deixe-os se soltarem.., se esquentarem, confortáveis. Deixe os ombros baixarem ligeiramente, livrando-se de todo peso.

Agora você está se sentindo muito bem, muito à vontade. Quero que pense no braço direito, na parte superior, na parte inferior e na mão. Por alguns momentos deixe-os livres de quaisquer responsabilidades, relaxe-os. Passemos para o braço esquerdo; primeiro a parte superior, depois a inferior e depois a mão.

Relaxe o rosto

Agora, em seus olhos da mente, percorra os músculos do pescoço. Gire mentalmente o pescoço, deixando toda a tensão desaparecer. Concentre-se por alguns instantes na mandíbula. Relaxe-a ligeiramente. Deixe-a ficar tão relaxado quanto possível. Focalize o lado direito do rosto, que se torna relaxado, aquecido, suave. Passe então para o lado esquerdo do rosto, relaxe e sinta como está confortável. Trabalhe agora todos os músculos em torno dos olhos e relaxe.

Agora é a vez da cabeça, em torno dela, o topo, a parte posterior. Veja os nós se desatando, a ansiedade, o medo e a tensão dispersando-se. Agora dê a si mesmo alguns segundos para fazer outra viagem mental através de seu corpo, identificando quaisquer tensões que permaneceram. Deixe-as ir embora. Permita-se alcançar novos níveis de relaxamento, de conforto.

Lembre-se de que quando relaxa deste jeito, seu corpo começa a se curar, e você fica energizado para poder realizar quaisquer tarefas que tenha à sua frente. Agora, durante os próximos minutos, ouvirá o som das ondas do mar. Continue a relaxar, permitindo-se agora ficar livre de preocupações, deixando seu corpo restabelecer-se.

Procure agora visualizar seu corpo. Vá aos poucos fazendo que ele emagreça aos poucos até atingir o peso e o corpo ideal para você. Pense que voce passará um dia ótimo bem disposto e sem sono e que a noite dormirá muito bem. Faça este relaxamento diariamente durante pelo menos 30 minutos, de preferência logo pela manhã quando você acordar. Você deve usar uma música de relaxamento de sua escolha.

Fonte: Dr.Sergio Mortari - in memorian  

 




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Redação Vya Estelar



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