DESTAQUES

É possível tratar refluxo gástrico pela medicina tradicional chinesa?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Jou Eel Jia

"A MTC recomenda dieta saudável, comer devagar, não comer fora de hora, o uso de acupuntura e ervas medicinais para tratar de refluxo gástrico"

O refluxo ocorre quando o conteúdo gástrico (sólido ou líquido) vaza para cima do estômago, para o esôfago, causando irritação, sensação de azia, contraturas e muitas vezes falta de ar, sendo por isso muitas vezes confundido com uma crise de coração.

A MTC considera isso uma estagnação da energia do baço-pâncreas, pois a mesma não flui, acumulando umidade e mucosidade. A Medicina Ocidental considera isso como uma contratura do esfíncter esofágico, ou seja uma causa mecânica. Esse esfíncter não fecha direito, então os alimentos, principalmente líquidos mais o suco gástrico, vazam para o esôfago em um movimento contrario à gravidade; por isso o nome de refluxo.

Em tese, como vimos na Medicina Ocidental, o refluxo é de origem mecânica, pelo não fechamento do esfíncter. Mas na MTC esse ocorre devido à estagnação ou mucosidade que impede a contratura ou fechamento do esfíncter. Essa alteração do baço-pâncreas pode ter duas origens: ancestralidade (genética) ou pode ser uma perturbação adquirida.

A ancestralidade ocorre em recém-nascidos e a perturbação adquirida é derivada do estresse; de hábitos alimentares desregrados e em excesso; comer fora de hora, principalmente antes de deitar; e da pressão do diafragma derivada do esforço físico ou perturbação emocional.

A MTC considera que o excesso de peso por acúmulo de mucosidade do corpo, o uso de cigarro e de bebida alcoólica geram o calor interno e também podem causar o refluxo.

O tratamento convencional é através do uso de medicamentos. Já a MTC recomenda dieta saudável, comer devagar, não comer fora de hora e também o uso de acupuntura e ervas medicinais.

Chá de ervas para combater refluxo gástrico

Ferva água equivalente a três xícaras de chá. Quando ferver, coloque um punhado de espinheira santa, um punhado de zedoaria, um punhado de dente-de-leão e também de erva-doce; abafe e apague o fogo; espere 3 minutos e coe.

Tome uma xícara 10 minutos antes de cada refeição.

Atenção! Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

 




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.