DESTAQUES

Comportamento bipolar e mudanças inesperadas de humor são a mesma coisa?

Joel Rennó Jr. 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Joel Rennó Jr.

Resposta: O transtorno bipolar, que atinge cerca de 1,5% da população, é uma doença crônica que se caracteriza pela alternância de humor. Episódios de euforia (mania) se alternam com os de depressão, havendo períodos de normalidade. Com o passar dos anos, os episódios repetem-se com intervalos menores, havendo variações e existindo até casos em que a pessoa tem apenas um episódio de mania ou depressão durante a vida. Há evidências científicas sobre a importância dos fatores genéticos envolvidos.

Quando o tratamento correto não é realizado, há prejuízos diversos na qualidade de vida das pessoas e até dos familiares envolvidos.

A euforia (ou mania) é um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, agitação, idéias de grandeza e discurso acelerado. Nestas situações, a capacidade crítica do indivíduo está comprometida. Por isso, as informações e ajuda dos familiares são vitais.

É possível suspender remédios que tratam do transtorno bipolar?

É possível suspender os remédios que tratam do TAB como Carbolitium, visto que não tenho apresentado os sintomas há pelo menos 2 anos?

Resposta
: Não. Hoje, infelizmente, a medicina ainda não possui uma cura definitiva para o transtorno bipolar. Temos bons medicamentos que controlam os sintomas. Acho arriscado uma suspensão do carbolitium. A chance de recorrência é grande.

Mais informações podem ser obtidas na ABRATA: www.abrata.org.br

ATENÇÃO

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

COMUNICAR ERRO

Joel Rennó Jr.

Dr. Joel Rennó Jr. MD, Ph.D. Professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria da USP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo. Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa de Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

ENQUETE

Você consegue cumprir as resoluções de ano novo?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.