DESTAQUES

Comportamento bipolar e mudanças inesperadas de humor são a mesma coisa?

Joel Rennó Jr. 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Joel Rennó Jr.

Resposta: O transtorno bipolar, que atinge cerca de 1,5% da população, é uma doença crônica que se caracteriza pela alternância de humor. Episódios de euforia (mania) se alternam com os de depressão, havendo períodos de normalidade. Com o passar dos anos, os episódios repetem-se com intervalos menores, havendo variações e existindo até casos em que a pessoa tem apenas um episódio de mania ou depressão durante a vida. Há evidências científicas sobre a importância dos fatores genéticos envolvidos.

Quando o tratamento correto não é realizado, há prejuízos diversos na qualidade de vida das pessoas e até dos familiares envolvidos.

A euforia (ou mania) é um estado de exaltação do humor, com aumento de energia, agitação, idéias de grandeza e discurso acelerado. Nestas situações, a capacidade crítica do indivíduo está comprometida. Por isso, as informações e ajuda dos familiares são vitais.

É possível suspender remédios que tratam do transtorno bipolar?

É possível suspender os remédios que tratam do TAB como Carbolitium, visto que não tenho apresentado os sintomas há pelo menos 2 anos?

Resposta
: Não. Hoje, infelizmente, a medicina ainda não possui uma cura definitiva para o transtorno bipolar. Temos bons medicamentos que controlam os sintomas. Acho arriscado uma suspensão do carbolitium. A chance de recorrência é grande.

Mais informações podem ser obtidas na ABRATA: www.abrata.org.br

ATENÇÃO

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento




Criteo Publicidade:

Joel Rennó Jr.

Dr. Joel Rennó Jr. MD, Ph.D. Professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria da USP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo. Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa de Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). www.psiquiatriadamulher.com.br



ENQUETE

Qual é o seu meio preferido para expressar suas opiniões políticas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.