DESTAQUES

Sou muito tímida. Sempre tenho de beber antes de ir a uma festa

Danilo Baltieri 01/01/2016 COMPORTAMENTO
"Tímidos" podem ter problemas bastante diferentes entre si.

por Danilo Baltieri 

"Como faço para acabar com isso?"

Resposta: Timidez é um termo popular que tem sido traduzido, na linguagem técnica, em muitos diferentes termos: ansiedade social, apreensão para a comunicação, déficits em habilidades sociais, reticência, dentre outros.

Como um denominador comum e possível definição geral, o dito tímido demonstra sentimentos de ansiedade ou desconforto em situações sociais específicas, retirando-se ou esquivando-se das mesmas, e demonstrando alguma reação fisiológica durante a exposição social. O chamado "tímido" pode assim se autointitular em momentos em que demonstra dificuldades para encontros públicos (festas, por exemplo) e/ou até mesmo privados (preferir manter-se sozinho em casa, por exemplo).

Desta forma, muitos estudos acabam por investigar aspectos muitas vezes distintos de um mesmo fenômeno multifacetado. Na verdade, dificuldades de interação social podem estar relacionados com problemas associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Mas, também, a associação parece não ser direta, perpassando por outras características de personalidade, expectativas, aprendizado etc.

Por exemplo, algumas pessoas ditas "tímidas" podem ter a expectativa de que beber antes de um encontro social lhes facilitará a interação social, ou mesmo ter sido aconselhadas por pares a fazer isso. É claro que o álcool exerce efeitos de desinibição social; todavia, estamos aqui enfatizando que outros fatores podem interagir neste relacionamento: "timidez" - "problemas com o consumo de bebidas alcoólicas".

Problemas de interação social ou mesmo déficits de sociabilidade podem trazer vários malefícios para aqueles que disso padecem. Pessoas com tais dificuldades devem procurar profissional de saúde mental para que possam ser adequadamente avaliadas e, se necessário, tratadas.

Na minha prática diária, os ditos "tímidos" podem ter problemas bastante diferentes entre si. E, consequentemente, o manejo clínico será diferente. Outrossim, em amostras de adultos jovens, cerca de 80% referem ter sido "tímidos" em algum momento de suas vidas. Desta feita, a "timidez" pode ocorrer apenas em alguns momentos da vida e ser superada espontaneamente; de outra forma, pode ser continuada e trazer malefícios.

De qualquer forma, você está percebendo que algo errado ocorre com o seu padrão de consumo de bebidas alcoólicas. E também está fazendo uma associação entre a sua timidez e esse consumo. Está no momento de procurar um profissional de saúde mental para poder ajudá-la: um bom psicólogo ou mesmo um psiquiatra.

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.