DESTAQUES

Cuidar do corpo ajuda a produzir pensamentos positivos

Thaís Petroff 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Thaís Petroff



"Noites maldormidas, alimentação ruim, vícios, sedentarismo, tudo isso influencia negativamente nossos pensamentos, nossas emoções (nosso humor) e nossos comportamentos"

Quando se fala de psicologia ou psicoterapia logo associamos a questões ligadas à mente, mas somos um ser uno e a mente não pode ser desvinculada do corpo.

Na TCC, falamos muito sobre pensamentos, emoções e comportamentos, mas não se pode deixar de levar em conta que somos um organismo e que é através dele que esses eventos acontecem. Os pensamentos influenciam as emoções, que por sua vez influenciam os comportamentos, que acabam influenciando os pensamentos. Mas o modo como lidamos com nosso corpo também influencia esses fenômenos acima.

Noites maldormidas, alimentação ruim, vícios, sedentarismo, tudo isso influencia negativamente nossos pensamentos, nossas emoções (nosso humor) e nossos comportamentos.

É possível comer um monte de comida gordurosa e sentir-se alegre e disposto em seguida? É viável dormir mal e ter pensamentos claros e positivos? Pode-se utilizar algum tipo de droga e ter comportamentos eficazes e adequados? Há alguém que possa ser totalmente sedentário e ter um ótimo humor?

Cuidar do corpo tem como resultante cuidar da psique (mente). Somos seres integrais. Para facilitar o estudo, a ciência destrincha as áreas de conhecimento do ser humano por partes. Mas na prática essa divisão não deveria acontecer. Mente e corpo se interinfluenciam e por isso para cuidar de um, não se pode excluir o outro.

 

COMUNICAR ERRO

Thaís Petroff

Formada em Psicologia pela PUC-SP e é Master Coach. Utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como base do seu trabalho, mas sabendo da profundidade e complexidade do ser humano, fez formação em Bioenergética, Programação Neurolinguística e Yoga se focando em auxiliar as pessoas a desenvolver e manter emoções mais equilibradas e saudáveis. Foca-se em desvendar e compreender a desafiadora prática das relações, promover transformações cognitivas, emocionais e comportamentais nas pessoas que a procuram e disseminar conhecimento através das mídias sociais.

ENQUETE

A pochete masculina dos anos 90 está voltando... Isso é brega?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.