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Cuidar do meio ambiente ainda se restringe à ideia de qualidade de vida

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇOS

 por Marilena Lavorato

No texto anterior (clique aqui e leia), falei sobre um dos três principais fundamentos da sustentabilidade: o econômico. Neste vou falar sobre o ambiental e no próximo sobre o social. Esses três fundamentos formam o tripé que mantém as escolhas sustentáveis.

O aspecto ambiental muito presente na mídia e cada vez mais incentivado pela escassez dos recursos naturais e sua consequente valorização (impacto no pilar econômico), é compreendido como qualidade de vida pelo grande público, embora seja muito mais do que isso.

No entanto, as pessoas entendem que se plantarem árvores terão um ar mais limpo. Se consumirem alimentos orgânicos sem agrotóxico, terão uma saúde melhor. Se separarem o lixo e não jogá-lo na rua, terão uma cidade mais limpa. Se protegerem os animais, serão pessoas melhores. Não é um entendimento errado, mas é superficial, pois o meio ambiente natural é o fundamento invisível da economia, e essa é a base para um desenvolvimento social mais justo e equilibrado. O aspecto ambiental começa a clarear as interconexões entre os três fundamentos da sustentabilidade.




Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



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