DESTAQUES

Ninguém me suporta. O que devo fazer?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO

por Eduardo Ferreira Santos


"Tenho uma irritabilidade altíssima e constante, isto atrapalha meus relacionamentos até com minha família. Já ouvi várias vezes que sou insuportável, chata e que deveria ficar sozinha... mas não suporto a ideia de solidão. Será que isto pode ser sintoma de algum problema psicológico?"

Resposta: Essa sua irritabilidade pode estar associada a um problema orgânico, a chamada "disritmia cerebral", que alguns teóricos chegam a considerar como um tipo de "epilepsia emocional".

Não são todos os psiquiatras que assim consideram pequenas alterações no eletroencefalograma mas, a minha experiência mostra que pessoa irritáveis, cansadas e cansativas, repetitivas, com um certo grau de viscosidade (griscoidia), isto é, insistem em ficar com os outros, são por demais apegadas e, portanto, são consideradas "chatas". Mas elas podem melhorar bastante com o uso de certas medicações indicadas para epilepsia em doses moderadas que também são indicadas como Estabilizadores de Humor.

Sugiro que você consulte um psiquiatra e que também siga esta linha de pensamento e discuta com ele sobre a indicação de uma medicação como a lamotrigina, por exemplo.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento. Dúvidas e perguntas sobre receitas e dosagens de medicamentos deverão ser feitas diretamente ao seu médico psiquiatra. Evite a automedicação.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Para você a traição significa falta de amor ou que o relacionamento chegou ao fim?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.