DESTAQUES

Será que sofro de mania de perseguição? Como superá-la?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 PSICOLOGIA

por Eduardo Ferreira Santos

"Não sei o que está acontecendo comigo. Pra mim todo mundo fica tramando contra mim. Não tenho amigos. Os que tive se mostraram grandes traíras. Ninguém me entende, me sinto como um peixe fora d'água, vivo cansada. Só me sinto bem dentro de minha casa. Sinto-me desprotegida e frágil diante de qualquer situação. Por favor me ajude."

Resposta: A expressão "mania de perseguição" tem vários significados na Psiquiatria e cada um deles exige uma abordagem cuidadosa.

A base do nosso psiquismo é a PERSONALIDADE e existem diversas formas incômodas ou disfuncionais dela se manifestar.

Por exemplo, há um tipo de personalidade chamado de "PERSONALIDADE PARANOIDE ou ESQUIZOIDE", no qual a pessoa, a princípio, é desconfiada de tudo e de todos, agindo mesmo de forma receosa, temendo ser enganada pelas outras pessoas.

Há, também, o tipo "PERSONALIDADE INSEGURA DE SI" que, por ter como característica a pessoa se sentir frágil e vulnerável, leva a fantasias de que poderia ser facilmente manipulável pelos outros o que, por sua vez, a leva a retrair-se mais e mais; fugindo do contato externo e procurando exaustivamente por alguém em quem possa confiar para "sustentar" sua insegurança.

Já no plano do comportamento de base exclusivamente psicológica, algumas pessoas desenvolvem um transtorno devido a traumas vividos no passado, nos quais ela foi, de fato, traída, enganada, abandonada e gerou crenças inconscientes de que todas as pessoas do mundo agirão assim com ela. Em alguns casos, isso pode ser bem grave e exigir até tratamento medicamentoso.

Enfim, como sempre, o primeiro passo é consultar um especialista (psiquiatra ou psicólogo) e expor clara e profundamente o que você sente para que seja feito um diagnóstico correto e proposta uma terapia adequada.

De qualquer forma, viver assim, com tanto medo, angustiada e isolada deve lhe trazer um sofrimento psicológico intenso e prejudicar sensivelmente sua vida!

Não deixe de procurar ajuda.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br

Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2016
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.