DESTAQUES

Parece que sofro de hipocondria. O que devo fazer?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 41 anos e 8 meses e parece que sofro de hipocondria. Fui diagnosticado com uma alteração no fígado e depois que o médico me deu esta noticia, comecei a sentir dores abdominais e sintomas no fígado. Fiquei com medo enorme de ser diagnosticado com uma doença grave. Quando tem uma pessoa doente, penso que posso ter a mesma doença só de ouvir falar. Se uma pessoa morre de ataque cardíaco, já penso que vai acontecer comigo. Sinto dores abdominais, fiz ultrassom (abdome total) e deu tudo normal. Faço exame de sangue, urina, fezes e creatinina direto e todos normais, mas mesmo assim penso que estou com doença grave"

Resposta: De uma maneira geral, pode-se considerar a HIPOCONDRIA como uma manifestação física da dupla ANSIEDADE/FOBIA.

Uma pessoa ansiosa, seja lá por qual motivo for, tende a transformar essa ansiedade flutuante em MEDO que, por sua vez, "escolhe" um alvo para ser projetado.

No seu caso, esse " alvo" é o seu próprio corpo e nele você projeta todos os seus medos e inseguranças da vida.

Provavelmente, em sua história de vida, você teve contato com pessoas doentes ou mesmo teve problemas de saúde ainda quando criança; e isso reforçou uma ameaça à sua integridade física.

Isso é apenas uma hipótese, pois apenas uma boa entrevista com um profissional da área (psiquiatra ou psicólogo) poderá esclarecer melhor o que ocorre com você.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.