DESTAQUES

Você sabe o que é uma ecocity?

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇOS

por Marilena Lavorato

Em 2007, pela primeira vez na história, a população urbana mundial ultrapassou a do campo. A partir daí, os aspectos e impactos ambientais começaram a ser sentidos antes mesmo de serem compreendidos pela população das grandes cidades.

Ganha força o conceito de ecocity: cidades pensadas para ter o mínimo impacto ambiental possível.

Os desafios são muitos e passam seguramente por políticas públicas. Questões como mobilidade e logística, energia, qualidade da água e do ar, resíduos sólidos, áreas verdes, uso do solo, areas de preservação e risco, entre outros, são pontos críticos de um planejamento ou replanejamento urbano.

Mas não basta se ater aos problemas de ordem meramente ambiental. Há de se ter uma visão sistêmica e considerar fatores especificos com grande impacto na sustentabilidade local. Temas críticos como pobreza, injustiça social, exclusão e preconceito, conflitos, insegurança e monopólios são decisivos para que muitas cidades e comunidades não alcancem o desenvolvimento sustentável.
 

 

 




Criteo Publicidade:

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Você aceita bem o seu corpo?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.