DESTAQUES

O que é economia verde?

Marilena Lavorato 01/01/2016 SERVIÇOS

por Marilena Lavorato

Segundo a ONU, a economia verde é aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas com grande atenção para a equidade social, os riscos ambientais e a escassez dos recursos naturais. Ou seja, qualidade de vida com mais segurança pessoal e ambiental.

Na área ambiental, impostos mais pesados para poluidores e subsídios para implantação de tecnologias mais limpas juntamente com a regulação para emissões são meios efetivos de garantir uma transição da economia marrom para a economia verde.

Em relação ao crescimento econômico mais sustentável é desejável a provisão de infraestrutura energética mais limpa, suporte para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias não poluentes, e subsídios para investidores verdes.

Percebe-se também uma mudança de comportamento no meio empresarial que observa os múltiplos impactos e riscos que podem influenciar o ambiente de negócios em uma transição para a economia de baixo carbono. Os principais impactos são: taxas, multas, perda de reputação e competitividade, tais como: diminuição da fatia de mercado, menor acesso a fontes de capital e enfraquecimento do valor da marca.

 

 




Criteo Publicidade:

Marilena Lavorato

É Publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, Co-Editora do Livro BenchMais, Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais, Professora e conferencista para os temas Benchmarking Ambiental e Marketing Verde em universidades e congressos. Mais informações: www.institutomais.org



ENQUETE

Qual é o seu meio preferido para expressar suas opiniões políticas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.