DESTAQUES

Como lidar com aquela pessoa quer te encher de favores?

Rosemeire Zago 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Há quem tem necessidade de dar e quem tem dificuldade em receber

por Rosemeire Zago

"Ela dá mais do que você pode suportar. Parece até que ela quer se sentir importante, te transformar num refém emocional..."

Resposta: É isso mesmo que as pessoas que fazem de tudo por outros desejam: sentirem-se importantes! E para isso não medem esforços, na verdade podem agir assim de maneira inconsciente, ou seja, não têm consciência da maneira com que estão agindo e muito menos os motivos por agirem assim. Na verdade buscam suprir necessidades inconscientes. Desejam agradar a todo custo, como uma maneira de mostrar o quanto são importantes e assim, garantirem de alguma forma ser amadas.

A pessoa que sente necessidade de agradar, ainda que seja inconsciente, está sempre tensa, ansiosa, tentando adivinhar o que os outros querem que ela seja e como deve agir, pois a opinião dos outros é muito mais importante que a dela mesma. Seu desejo é obter aprovação, admiração, reconhecimento, atenção das outras pessoas, de modo a ser aceita, pois na verdade, não se aceita e nem se aprova e muito menos tem consciência de seu valor.

Infelizmente este tipo de comportamento acaba muitas vezes por sufocar aqueles com quem convive. O mais indicado ao lidar com pessoas que tenham esse perfil é entender suas necessidades e mostrar com sensibilidade que não é preciso fazer tanto para terem seu amor, mas isso depende do nível de intimidade que se tem com a pessoa, pois dependendo da maneira de falar e do tipo de relação que existe, ela poderá interpretar com uma rejeição e se sentir pior ainda. Mas se for com uma pessoa que não tenha muita intimidade ou que não seja possível falar, procure demonstrar claramente o que sente, dando-lhe a atenção que deseja, mas caso não seja isso que sente, tendo uma relação mais distante, apenas respeite o modo de ser da outra pessoa e não se culpe caso não supra suas necessidades.

Não aceitar favor é uma atitude de orgulho ou autossuficiência?

Resposta: Os motivos podem ser os dois citados ou ainda existir um terceiro. Mas por trás de todo motivo em não aceitar favor de alguém há um histórico de vida e ao conhecê-lo podemos identificar o medo da dependência. Ou seja, pode já ter tido experiências negativas quando dependeu de outra pessoa e age assim como uma forma de defesa. Pode ainda haver a dificuldade em receber, por não se sentir digno ou merecedor. Todos esses fatores podem gerar a necessidade de manter-se por si mesmo, rejeitando qualquer cuidado ou o que quer que não seja de si mesmo, passando muitas vezes uma imagem de orgulho ou auto-suficiência.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento




Rosemeire Zago

Psicóloga com abordagem junguiana com especialização em psicossomática. Desenvolve uma abordagem voltada para o autoconhecimento e criança interior.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.