DESTAQUES

Como deixar de ser controlador com os outros?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
O caminho é adquirir confiança em si mesmo

por Eduardo Ferreira Santos

"Como posso mudar minha mente, meu jeito nervoso e controlador com as pessoas, principalmente as de que mais gosto e convivo. Eu imagino que a situação vai ser de tal maneira e na hora não é nada daquilo. Sei que não posso comandar a vida alheia e que tudo não tem que sair do meu jeito."

Resposta: Realmente, nem sempre as coisas acontecem como desejamos e planejamos na vida!

Há uma série de variáveis que interferem nos acontecimentos que, por mais que simulemos as condições ideais de sua concretização, as circunstâncias fogem de nosso controle.

E aí está um grande problema: ser CONTROLADOR!!!

A ansiedade e a insegurança (acompanhada do medo) fazem com que não percebamos exatamente o que está acontecendo e tentamos, inutilmente, dar o rumo aos acontecimentos como planejamos.

A saída para isso é efetivamente aprender terapeuticamente como trabalhar esses aspectos de nossa maneira de ser e, tendo mais calma e deixando as coisas fluirem, SEGUIRMOS OS ACONTECIMENTOS COMO ELES SÃO de verdade E NÃO DE ACORDO COM NOSSO DESEJO.

Para tanto, além de calma, é preciso estar atento aos acontecimentos e encontrar respostas adequadas às situações tão diversas que a vida oferece.

É preciso saber ser "espontâneo" (no sentido que o existencialismo define) isto é, estar preparado para dar respostas adequadas a situações novas e isso requer um grande domínio de suas habilidades como pessoa.

Enfim, o caminho é adquirir CONFIANÇA em si mesmo, desarmar-se de "respostas prontas" e estar atento ao que vem pela frente, procurando, como em um "game", correr atrás da bola e não esperar que ela caia onde você está!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br

ENQUETE

A pochete masculina dos anos 90 está voltando... Isso é brega?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.