DESTAQUES

Meu chefe é autoritário e fala mal de mim. O que devo fazer?

Roberto Santos 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Chefe falar mal de subordinado o tempo todo: a relação se deteriorou

por Roberto Santos

"Meu chefe reclama toda hora que quer as coisas do jeito dele e fala mal de mim o tempo todo com outras pessoas. Como lidar com esta situação?"

Resposta: Infelizmente, nunca há respostas simples para perguntas complexas, especialmente quando se tem apenas parte da história. Para respondê-lo, eu poderia assumir que você é apenas uma vítima inocente e que seu chefe está cometendo assédio moral, que poderia ser objeto de um processo judicial previsto em lei.

Outra possibilidade é que seu chefe tenha parte da razão, pois você não segue suas instruções, o que na legislação é considerado como insubordinação e poderia até ser motivo de uma dispensa por justa causa. Entretanto, essas situações nunca são tão preto e branco. O cinza costuma ser a cor prevalecente, isto é, algo aconteceu em sua relação de trabalho que em algum momento se deteriorou ao ponto descrito.

Claro que nada justifica esse supervisor falar mal de você para qualquer outra pessoa. Isso é difamação — também proibido por lei — e não vai ajudar na melhoria de seu desempenho que deveria ser o foco da preocupação desse chefe-mala. Então, vejo duas alternativas para propor para sua reflexão.

Duas saídas para resolver o problema

1ª) Se vale a pena insistir nessa relação de emprego, então abaixe suas armas e escudos e procure o chefe para pedir feedback de redirecionamento, mostrando disposição para atender às expectativas de desempenho de quem é seu contratante.

2ª) Se, por outro lado, você não tem motivação e interesse para continuar essa relação de emprego, então assuma essa decisão e procure outra alternativa ao invés de desgastar sua saúde e integridade moral. Sem essa disposição básica de ambas as partes, não vale a pena insistir.




Roberto Santos

Profissional de Recursos Humanos, com mais de 40 anos de atuação no mercado, Roberto teve diversas posições como profissional e executivo de RH em multinacionais de grande porte. É sócio-diretor da Ateliê RH, consultoria com mais de 14 anos de atuação no mercado, e distribuidor Hogan no Brasil. Mais informações: www.atelie-rh.com.br



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.