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Por que a prática de Pilates faz tanto sucesso?

Juliana Prestes Mancuso 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Pilates mistura leveza e sofisticação

por Juliana Prestes Mancuso

Pilates é um método de controle muscular desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967). A maioria dos exercícios é executada com a pessoa deitada. O método tem como base um conceito denominado contrologia.

Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo.

Os exercícios de Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada, havendo diminuição dos impactos nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática (em pé) e, principalmente, na coluna vertebral, permitindo recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares particularmente da região sacrolombar (região da bacia).

O sistema básico inclui um programa de exercícios que fortalece a musculatura abdominal e paravertebral (localizado lateralmente à coluna vertebral ou a uma vértebra), bem como os de flexibilidade da coluna, além de exercícios para o corpo todo.

A técnica mistura leveza e sofisticação, diferente dos exercícios convencionais de musculação. Como músculos fortes e flexíveis se mantêm saudáveis, e Pilates sabia disso, o seu método fortalece os músculos fracos, alonga os músculos encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Músculos alongados são músculos fortes. Assim, Joseph Pilates desenvolveu uma série de aparelhos com o que tinha, madeira e ferro, onde conseguiu recriar movimentos de guerra (movimentos de treinamento para combate) e dança, no que se tornou no século XXI uma febre entre famosos e fisioterapeutas.

Mas qual o segredo do sucesso?

1º) Exercícios de baixo impacto e de poucas repetições que proporcionam resultados eficazes;

2º) Menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais e sedentários.

3º) Melhora da saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada;

4º) A prática de Pilates possibilita o controle da respiração e consequentemente da ansiedade.

O resultado disso tudo é: pessoas com bom condicionamento físico, emocionalmente mais equilibradas e mentalmente relaxadas. Daí a origem de seu grande sucesso!

 

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Juliana Prestes Mancuso

É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, especializada em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pelo Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida, Fisioterapia do Sistema Musculoesquelética pela Universidade São Marcos e em acupuntura e medicina chinesa pelo Centro Científico Cultural Brasileiro de Fisioterapia. É responsável pelo site e grupo de discussão Fisioterapeutas Plugadas.

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