DESTAQUES

O namorado sumiu? Como superar?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Ao se apaixonar, preste atenção nos pequenos sinais dados pelo parceiro

por Anette Lewin

"Namorado some do nada, sem terminar e não atende ligações"

Resposta: Dificilmente um namorado "some do nada". O mais provável é que você não soube, não quis ou não captou os sinais dados por ele acenando que a relação não ia bem.

Depois de duas ou três ligações não atendidas fica claro que não adianta insistir. Ele não quer falar com você. Pelo menos não nesse momento.

Encarar essa situação sem sofrimento é quase impossível, mas evitar que a frustração afete sua autoestima é possível e recomendável.

Afinal, o fato de uma pessoa não querer se relacionar com você significa apenas... que um relacionamento não deu certo! Evite atribuir a você a culpa do fracasso. Relação se faz a dois e sua avaliação se faz através da dinâmica do relacionamento e não de características individuais. Explico: se seu jeito não bateu com o dele não quer dizer, necessariamente, que um dos dois errou. Simplesmente aquele encontro específico não conseguiu ir em frente. Assim como numa receita culinária, pode-se juntar vários elementos gostosos e obter um resultado desastroso, na relação amorosa algumas personalidades, por mais interessantes que sejam, não combinam entre si.

Reflexão: qual foi minha postura no relacionamento?

Aproveite esse momento e entenda como foi sua atitude durante o relacionamento.

- Você se sentiu numa posição equilibrada?

- Deu mais do que recebeu?

- Recebeu e não retribuiu à altura?

- Se pudesse voltar atrás faria algo de modo diferente?

Enfim, avalie para se conhecer melhor e mudar alguma postura no futuro. Nunca para julgar ou se autocondenar.

É possível ele ligar daqui a algum tempo? Talvez sim. Talvez nunca mais. Não vale a pena criar expectativas e ficar fantasiando no vazio.

Comece a olhar para os lados novamente, fixar o olhar em quem interessa e desviar de quem não interessa; enfeitar-se para encarar o mundo da sedução e direcionar sua energia para novas conquistas que certamente virão.

Na paixão, fique atenta!

E da próxima vez que se apaixonar, preste bastante atenção nos pequenos sinais dados pelo parceiro sobre seu envolvimento na relação:

- Ele olha para você com carinho?

- Suas palavras são capazes de surpreendê-lo?

- Você sente que ele fica à vontade ao seu lado?

- Ou, pelo contrário, é sempre você que toma a iniciativa de convidá-lo para sair?

- Precisa fazer muito esforço para que ele lhe dê atenção?

- Sente que ele gostaria de estar em qualquer outro lugar menos a seu lado?

Pois é... sensações falam muito mais do que palavras. Cada um de nós é capaz de sentir quando é realmente interessante para alguém.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

Você aceita bem o seu corpo?







VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.