DESTAQUES

Infecção causada por piercing na língua pode chegar ao coração

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Piercing oral expõe o jovem a riscos desnecessários

O uso de piercing na língua já é bastante popular, principalmente entre os jovens que acabam de completar 18 anos e dispensam autorização dos pais para colocar a jóia de aço cirúrgico, ouro ou prata. De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, o acessório não oferece tantos riscos quanto o procedimento.

 

O especialista diz que as complicações menos graves estão relacionadas ao comprometimento dos movimentos da língua e à perda parcial do paladar, além de deixar a pessoa mais vulnerável à gengivite e ao deslocamento dentário. “A colocação da jóia é rápida, mas o tempo de recuperação pode se estender para mais de um mês. Esse é o período crítico, quando a língua inclusive pode inchar tanto, a ponto de dificultar a respiração do paciente”.

Estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos revela que, dependendo da higienização dos instrumentos, da agulha e até do algodão utilizado, a colocação do piercing também pode transmitir hepatite tipo B e C.

Dicas de higiene para quem usa piercing oral

“Para quem insiste em seguir essa moda, é melhor escolher um lugar confiável, limpo e bem recomendado. Depois do procedimento, é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal, escovando os dentes sempre após as refeições. Bochechos com bastante água devem ser feitos pelos menos três vezes ao dia, a fim de impedir o acúmulo de bactérias na boca. Soluções bactericidas também podem ser utilizadas, desde que prescritas por um dentista”, diz.

 




Criteo Publicidade:

Redação Vya Estelar



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.