DESTAQUES

Você sabe usar perfumes?

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Uso de perfume pode proporcionar bem-estar

Por Sonia Corazza

Muita gente detesta perfume mas, por fazer uma avaliação superficial do assunto, acaba perdendo um grande aliado para se sentir bem. É só entender melhor para ser mais feliz!

O cheiro é um complexo de substâncias químicas que o cérebro percebe, identifica e guarda para sempre. Não há melhor arquivo para uma emoção, do que a relação com um cheiro específico. Mas é preciso saber escolher o tipo de perfume, optando não só por uma determinada família olfativa, mas também por uma formulação que mais se adequada ao seu estilo de vida.

Veja só como é fácil reconhecer as nomenclaturas corretas :

· Deo-Colônias são composições aromáticas contendo de 5-10% de fragrância em sua formulação, com o principal objetivo de doar frescor e prolongar a sensação de limpeza e bem-estar proporcionada pelo banho. São bem indicadas para usar o dia todo e durante o ano inteiro.

· Águas-de-toilete (Eau de Toilette) possuem de 10-18% de fragrância e perfumam mais intensamente, sendo ideais para ocasiões mais formais ou uso a noite.

· Perfumes são os que possuem a maior concentração de fragrância, podendo variar de 20-30% na concentração da fragrância. Estes requerem uso muito cauteloso, restringindo-se a eventos muito mais sofisticados.

Tipos de cheiros

As fragrâncias femininas são divididas em 3 famílias: Chipre, Floral e Oriental, cada uma delas se subdivide em tantas outras, assim os Florais podem ser verdes, frutais, frescos, aldeídicos ou doces. Os Chipres podem ser Frutais, animálicos,amadeirados, frescos ou verdes.

Vamos ver quais são as melhores combinações para a pele, em cada ocasião:

A Família Floral

Estas compõem as fragrâncias que melhor combinam com a pele feminina durante o dia. São notas de flores diversas e representam a principal família da genealogia feminina, algumas delas, como as florais frutadas, são muito interessantes para usar durante o dia, na primavera e verão.

Os clássicos: Chanel 5, Lauren, Poison
Os modernos: Happy Clinique, Polo sport women, True Love

A Família Chipre

Nesta categoria encontram-se as harmonias contraditórias entre as notas cítricas e os tons de musgo de carvalho, tipicamente usado em perfumaria masculina, ainda adicionados de patchouli. São fragrâncias que apresentam boa fixação na pele, devendo ser usadas minimamente, em climas mais frescos. Um bom exemplo é dado pelo classudo Paloma Picasso, um Chipre Amadeirado com notas de gardênia, rosa e patchouli

Os clássicos: Azzaro, Cabochard, Paloma Picasso
Os modernos: Chaos( Donna Karan), Comme des Garçons, Dolce Vita

A Família Oriental pede moderação!

São fragrâncias associadas às notas do oriente, como âmbar, mirra, incenso, sândalo e notas de baunilha e bálsamo. Devem ser usadas à noite, principalmente nos dias mais frios. Quando fazem muito sucesso, como o ousado Angel, de Thierry Mugler, com seus toques quentes de cravo, canela e noz-moscada.

Os clássicos: Angel, Samsara
Os modernos: Jungle Elephant, Vanila Fields

Quanto usar

O perfume deve ser usado em regiões do corpo que não ficam expostas ao sol, passe nos punhos, peito e braços, em doses mínimas e sinta-se muito bem!

 




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Para você a traição significa falta de amor ou que o relacionamento chegou ao fim?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.