DESTAQUES

Até que ponto o padrasto interfere na educação do enteado adolescente?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
Em determinadas condições, essa interferência pode ser boa

por Blenda de Oliveira

Resposta: O padrasto interfere de qualquer maneira, mesmo que não tenha um papel ativo, pois é uma presença no dia a dia. O que muda é a qualidade e a força.

Se as relações são de boa qualidade e há autorização por parte da mulher para que o padrasto participe da educação das crianças, a interferência pode ser boa.

Entretanto, às vezes há alguns tipos de dificuldades que dizem respeito ao casal original de pais, neste caso é muito importante que o padrasto saiba manter-se numa posição apenas de observador e aberto para ajudar se for solicitado. Essas dificuldades estão relacionadas à cultura do casal original de pais e que em pouco o padrasto poderá interferir.

Por exemplo, que valores foram passados desde cedo para esses filhos?

Como esses pais agiam diante do não cumprimento de certas ordens pelos filhos?

Isso não quer dizer que ele não possa interferir, mas a interferência deve contemplar as diferenças na história de cada um (padrasto e enteados). Entretanto, a boa interferência vai depender da segurança e confiança que a mulher deposita no padrasto.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Qual é o seu meio preferido para expressar suas opiniões políticas?








VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.