DESTAQUES

Como surge a primeira frustração no relacionamento amoroso?

Anette Lewin 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Generosidade, boa vontade e respeito: ingredientes de um amor longo

por Anette Lewin

Resposta: Seria importante que essas duas pessoas que se amam tentassem entender o que significa o amor a longo prazo.

Quando estamos apaixonados, no inicio de um relacionamento, satisfazer o desejo do outro nos é tão ou até mais prazeroso do que satisfazer nosso próprio desejo. Isso porque estabelecemos com essa pessoa uma relação tão simbiótica, característica da paixão, que sentimos essa pessoa como parte essencial de nós mesmos. Faz parte do processo de conquista.

O problema é que acreditamos que as coisas serão sempre assim, que essa boa vontade com relação ao ser amado persistirá eternamente sem precisarmos nos esforçar para isso. É aí que começam as frustrações e decepções.

Passada a fase de conquista a pessoa volta ao seu eu, e suas necessidades e desejos pessoais voltam ao primeiro plano.

O amor, para ser preservado, necessita de certos temperos como a generosidade, boa vontade e principalmente o exercício da capacidade de entendermos e respeitarmos o sentir do outro. É muito diferente da paixão.

É como se para nos apaixonarmos nos bastasse um coração, mas para amarmos precisássemos de um segundo coração em nosso peito que necessita dos mesmos cuidados que o primeiro.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.

ENQUETE

A pochete masculina dos anos 90 está voltando... Isso é brega?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.