DESTAQUES

Obsessão por busca de diálogo é prejudicial

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Não se sentir preenchida pode levar a essa busca obsessiva

por Anette Lewin

"Namoro há dois e o relacionamento não anda muito bem, apesar de nos gostarmos demais. Ele é muito fechado, e se esquiva de diálogos, e nosso problema sempre foi a falta deste. Ele não aceita mais minha insistência e minha 'falação'. Frequento uma psicóloga, mas não consigo entender, mesmo com a ajuda dela o porquê dele agir assim. Sinto que melhorei meu comportamento, mas isso não adiantou."

Resposta: A equação é lógica: "Se eu fizer o que ele me pede, ele voltará a me tratar como no começo". Isso me leva a acreditar que você tem uma fantasia muito estática sobre seu relacionamento, ou melhor, sobre relacionamentos em geral. Parece que você não se sente preenchida com as trocas que estabelece com seu parceiro e acaba passando essa frustração para ele; e parece que a solução que ele encontrou para isso foi não trocar, não falar.

Se você for mais a fundo, parece também que essa sua insatisfação na troca relacional não acontece somente na sua relação amorosa; você diz que faz terapia e que sua terapeuta também não te preenche, e daí... vem tentar encontrar esse preenchimento através da minha resposta! Percebe o processo?

Então, repense esse comportamento tão recorrente para tentar sair desse raciocínio em círculos que não está te levando a um alívio esclarecedor.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Criteo Publicidade:

Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

“Nada mais indigesto para o mundo que a liberdade de uma mulher", diz Fernanda Young. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.