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Pratique exercícios com segurança

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Respeite suas condições físicas

por Nuno Cobra

O movimento é o elemento mais importante para revitalizar nosso organismo e equilibrar a vida. Já o sedentarismo, traz desequilíbrio e enfermidades.

Geneticamente caminhamos sobre a superfície da Terra por milhões de anos. Logo a evolução humana, por si só, comprova a necessidade premente da atividade física.

O mundo atual com tantas facilidades, tecnologia e conforto afastou o homem completamente do contato dele com ele e dele com o mundo. Contato este feito através do movimento - atividade física.

O homem contemporâneo levado por tanta competitividade e todo tipo de solicitações saiu do seu equilíbrio natural, deixando o imprescindível desenvolvimento do seu corpo físico e emocional. Uma vez que esse homem ou não faz nada com o seu corpo ou o leva a uma malhação estúpida. Na prática, ou não se faz atividade nenhuma ou se faz em excesso.

Respeite suas condições físicas

A caminhada ou a corrida deve ser feita conforme o momento cardiovascular de cada um. O mesmo vale para a musculação ou qualquer outro tipo de exercício.

No que diz respeito aos exercícios cardiovasculares, fica patente como as pessoas o realizam de forma inadequada. Existe um desequilíbrio de oxigênio, incompatível com os objetivos de saúde.

Para que a atividade cardiovascular seja saudável, é fundamental que estes exercícios sejam realizados sempre com equilíbrio de oxigênio. Ou seja, o que está sendo gasto de oxigênio na célula muscular de trabalho (perna coxas, glúteos, costas, braços e etc...) deve ser igual ao que que está sendo colocado de oxigênio na corrente circulatória pela respiração.

Muitos perguntam em que freqüência cardíaca deve ser realizada esta prática cardiovascular. Passei muitos anos preocupado com isso, uma vez que essas fórmulas pré- estabelecidas são inadequadas, pois a idade é relativa e não serve como parâmetro para medir o nível cardiovascular de uma pessoa.

Uma vez que nem todos podem realizar exames de laboratório ou comprar monitor cardíaco, a freqüência cardíaca deverá ser medida pela respiração.

Respiração: porta-voz do coração

Temos que lembrar que o coração se comunica conosco através da respiração. Podemos até dizer que a respiração é a porta-voz do coração.

Se você estiver com a respiração ofegante é sinal que a prática está inconveniente, porque seu coração está atribulado, não conseguindo suprir com o sangue necessário o oxigênio que irá alimentar os seus músculos, obrigando-o a um esforço agressivo e desgastante.

Busque então uma corrida ou caminhada sempre com uma respiração sustentada - confortável mas exigente. Enfim, o termômetro do resultado de saúde de qualquer exercício aeróbico passa pelo coração, pulmão e circulação sangüínea.

Musculação natural

O ideal é trabalhar com exercícios naturais, com o peso do próprio corpo, em aparelhos como barra ou paralela. A musculação artificial com peso só é ideal na recuperação de lesões, quando se objetiva ganhar força ou massa muscular. Deve-se tomar um cuidado extraordinário uma vez que a característica fundamental deste tipo de atividade é a localização do exercício.

Nesse tipo de musculação trabalha-se poucos músculos. Em alguns, de tão localizada, chega-se a movimentar apenas um músculo, então os cuidados devem ser extremos, a facilidade de lesões e muito mais provável do que em qualquer outro tipo de trabalho físico. A pessoa pode adquirir hérnia de disco, lesões de cotevelo, ombro.... Por causa da sobrecarga, você pode passar do limite da relação entre peso e músculo.

O maior trunfo da musculação artificial com peso é seu uso para a recuperação de lesões, justamente por ser extremamente localizada, evita a região lesada e melhora a irrigação sangüínea nas regiões próximas, melhorando o seu metabolismo.

Além da intensidade do exercício deve-se preocupar ainda coma sua duração, que deve ser aumentada gradativamente com o tempo.

Coloque intervalos entre os dias de trabalho, o repouso e tâo importante quanto o esforço.

Saia do sedentarismo, mas com inteligência. Não se exceda não se agrida, não faça malhação, ou seja, excesso. Seja conquistado de forma gradativa, prestando atenção na respiração.




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Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



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