DESTAQUES

Um método para entrar em forma

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Ao iniciar qualquer esporte, faça uma avaliação médica

por Nuno Cobra

Na semana passada, falei sobre os três estágios para entrar em forma: caminhar (ou passear), corrinhar (corrida intermediária) e correr. Falei também sobre o macete das quatro passadas, para você verificar se está ou não forçando o seu organismo.

Dissipei também a eterna discussão sobre o que seria melhor: caminhar ou correr. Nesta semana, apresento um pequeno método para a prática do trabalho aeróbico, explicando como você deve caminhar, corrinhar e correr

A prática do trabalho aeróbico

A frequência - Pratique quatro dias por semana. O bom é fazer dois dias seguidos, descansar um e em seguida fazer os outros dois dias. É o que chamo de esquema 2 x 1.

O tempo - De 20 a 30 minutos, você passa a não ser mais sedentário.

O vestuário - Use roupas leves de algodão a pele tem que estar em contato com o ar atmosférico. Isto num clima ameno.

Calçado - Um bom tênis com um bom solado para amortecer o impacto.

Horário - Poderá ser feito em qualquer hora. Dê preferência para as primeiras horas da manhã, porque o trabalho oferece mais energia, revitaliza o organismo e te coloca mais apto paras as funções do dia-a-dia. Evite a prática após às 19 horas, pois é inadequado lançar na sua corrente circulatória tantos estimulantes. À noite é para o repouso.

Evite - Nada de música ou ler livro e ver TV na bicicleta ergométrica. O mais importante é estar conectado com você. Este trabalho físico tem que ter repercussões mentais espirituais e emocionais. É um momento muito importante de meditação ativa, (pausa ou repouso mental).

ATENÇÃO: Avaliação médica e física

Ao iniciar qualquer tipo de esporte é fundamental realizar uma avaliação médica e física para conferir como anda o funcionamento do corpo, além de garantir que os exercícios sejam executados num ritmo seguro e saudável.




Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.