DESTAQUES

Por que trabalhar muito faz bem à saúde

Nuno Cobra 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Não existe idade cronológica para se aposentar

por Nuno Cobra

O trabalho talvez seja o elemento mais gratificante da vida, onde produzimos algo que nos realiza como ser humano.

Deus distribuiu igualmente talento fantástico para cada pessoa. A nós cabe descobrir e explorar o máximo os nossos potenciais.

Muitos não encontram no trabalho motivação, para tirar dele o máximo de realização e gratificação. Outros até detestam. Mas o que ocorre com essas pessoas, é que elas ainda não se encontraram na vida. Não descobriram realmente a sua profissão e o que realmente gostam de fazer.

Quando você equilibra o seu desejo, com suas habilidades e conhecimentos, o trabalho explode como um elemento extraordinário. Tendo satisfação com aquilo que faz, você se entrega apaixonadamente.

Vitória é decorrência natural

Tudo na vida deve ser (ter) paixão, para que a produtividade e a vitória ocorram por uma decorrência natural.

Visto sob esta ótica, trabalhar não faz mal, inclusive trabalhar muito. Pelo contrário. No momento em realizamos algo tão importante, estamos totalmente envolvidos com o nosso ser. A satisfação é tanta, que proporcionamos paz e um equilíbrio indispensável, para que o nosso organismo tenha uma vida longa, fértil e saudável.

Na paz da produtividade, o organismo funciona com harmonia e beleza, não existindo espaço para doenças e qualquer desorganização orgânica. Podemos dizer com segurança: trabalhar nesse estado de espírito fornece alegria, qualidade de vida e longevidade. Da mesma forma, o trabalho enfadonho, triste e chato, apenas buscando remuneração financeira, encurta e desqualifica a vida.

O trabalho imposto, apenas por necessidade, não apaixona, não provoca envolvimento, impingindo desequilíbrio, desassossego, intranquilidade... Enfim, é um desastre. Torna-se um elemento propício para instalação de doenças, degradação e agressão provocando envelhecimento precoce do organismo.

A vida é alegria, satisfação! É isso que promove a saúde! A tristeza e a desarmonia promovem a doença. A emoção atua fortemente no organismo. O homem é um animal emocional. Se você produz com satisfação, emocionalmente trabalha a seu favor.

Trabalho não tem idade

Não existe idade cronológica para se aposentar, mas a partir dos 70 é aconselhável apenas diminuir o ritmo. O que faz o indivíduo viver muito é o envolvimento apaixonado com o trabalho e com a vida. Aposentado morre. O trabalho feito de forma apaixonada prolonga a vida.

Trabalhe sem se cansar!

Durante o trabalho é importante relaxar, espreguiçar e bocejar. Faça essa pequena pausa pelo menos de três em três horas. Espreguiçar e bocejar produz uma irrigação sanguínea mais efetiva. Com mais oxigênio no cérebro, melhora-se o raciocínio. Após essa pausa você volta outro e produz mais.




Nuno Cobra

Preparador físico e mental. Treinou o saudoso Ayrton Senna. É autor do best-seller "A Semente da Vitória".



ENQUETE

Para você, muitas vezes, ficar no estado de solidão pode significar sinônimo de alegria e liberdade?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.