DESTAQUES

Paixão e razão, eis a questão! O importante é o o afeto!

Marta Relvas 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Pense sempre antes de falar

por Marta Relvas

As emoções básicas podem ser percebidas em sala de aula, basta um olhar!

Estudantes e professores estão sempre envolvidos em emoções. Uma aula bem-humorada promove bem-estar físico, psicológico, afetivo, seguro, liberando neurotransmissores favoráveis à aprendizagem.

Emoções básicas, como prazer, tristeza, raiva, medo, amor e alegria têm uma enorme escala de variação, por exemplo: o prazer pode variar da satisfação ao êxtase; a tristeza, do desapontamento ao desespero; o medo, da timidez ao temor; a raiva, do descontentamento ao ódio.

O desenvolvimento emocional e a aprendizagem são considerados fatores determinantes da sensibilidade humana, e se refletem através de respostas e reações psíquicas e orgânicas.

Os estímulos externos que causam as reações emocionais e o significado que o indivíduo dá para essas emoções, promovem "mudanças" de atitudes quando assimiladas e compreendidas.

Dicas

A serotonina é o hormônio do prazer, da felicidade e das emoções. Então; promova uma aula interessante. Os cérebros dos alunos agradecem!

Não há fórmulas mágicas, o importante é conhecer a realidade dos estudantes e está presente naquilo que os interessam, estabelecendo vínculos afetivos.

O profissional professor precisa desenvolver o autoconhecimento e controle para lidar com as emoções dos alunos.

Pense sempre antes de falar, pois depois pode ser tarde demais...

A razão e a paixão dependem muito do fator inter-relacional entre ensino e aprendizagem para surtir efeitos nos processos cognitivos e na formação do estudante.

A boa relação depende muito mais do educador, pois é o mediador na construção da aprendizagem dos alunos.

O principal nesse processo entre razão e paixão é que educadores estimulem os sonhos de seus estudantes e ajudem a transformá-los em metas, pois, assim, estará fazendo o principal papel de educador e não apenas o de transferir conteúdos, pois para uma aprendizagem ser significativa, precisa passar pelo sentimento afetivo.




Criteo Publicidade:

Marta Relvas

Bióloga, Dra. e Mestre em Psicanálise, Neuroanatomista, Neurofisiologista, Psicopedagoga e Especialista em Bioética. Tem formação internacional em Educação na Abordagem Reggio Emília na Itália. Além de Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, também é Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia. É autora de diversos livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK. Atua ainda como Professora Universitária da Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes e da Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, com sólida carreira de palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.