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Seis fatores que melhoram o desempenho da memória

Marta Relvas 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Desidratação pode levar à confusão mental

por Marta Relvas

No texto anterior (veja aqui), expliquei por que nós somos a nossa memória.

Agora, listo abaixo, seis fatores que podem ajudar a melhorar o desempenho da memória.

1. Atenção, concentração e autoconsciência.

2. Relaxar através de exercícios de respiração e meditação.

3. Ter uma alimentação balanceada.

4. Beber bastante água, pois ela aumenta a limpeza do organismo, promovendo as trocas iônicas das células neurônios e as células sanguíneas. A desidratação pode levar à confusão mental.

5. Ter uma boa noite de sono, pois é o momento em que o cérebro se desconecta dos sentidos e passa a limpo as novas informações adquiridas ao longo do dia. Isso significa dizer que o aprendizado começa durante o dia, mas sua consolidação na memória depende da noite de sono. Porém, é importante lembrar que não é a quantidade de horas do sono que promove a restauração das tarefas cognitivas, mas a qualidade do sono que restabelecerá a aprendizagem, a memória e atenção.

6. Praticar exercícios físicos que aumentam a circulação, o sangue flui mais vezes por segundo no cérebro e há melhora na função cognitiva.

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Marta Relvas

Professora, Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem. Membro associada da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Autora dos Livros: Fundamentos Biológicos da Educação – Desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem, editora WAK. 5° edição.

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