DESTAQUES

Os sete princípios xamânicos kahunas: uma proposta de vida

Carminha Levy 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO

por Carminha Levy

Chegamos ao fim da “Jornada” dos princípios Kahunas. No xamanismo qualquer grande aprofundamento seja no mundo do meio (nossa realidade cotidiana) ou nos mundos profundos e superiores são chamadas de jornadas. Essas, por sua vez são compostas por “viagens” que vão configurando partes das verdades a serem reveladas ou partes das curas que estão sendo buscadas. Vocês agora precisam elaborar o que foi adquirido em cada viagem.

Sugiro que vocês leiam os 6 princípios anteriores que podem ser acessdos no final desta página, conheçam agora o 7º princípio e façam uma releitura incluindo também todos e os 7 talentos Kahunas que desabrocham da prática consciente na sua vida diária de cada um destes princípios.

7º Princípio Kahuna: A eficácia é a medida da verdade

1º Corolário: Há sempre um outro jeito de fazer as coisas

Este enunciado do 7º princípio aparentemente, é difícil de ser entendido. Sabemos que a verdade é profundamente volátil, pois ela pode ser vista de tantas maneiras que é usual se subtender que há uma “verdade de cada um” ou “assim é se lhe parece” . Se por um lado a essa flexibilidade possa ser vista como um aspecto de tolerância, por outro lado essa visão pode levar a uma licenciosidade, falta de ética e hipocrisia. Pois há, sim, verdades que são únicas e universais, estabelecidas por um código de honra inspirado pela moral e religiosidade do nosso EU Superior.

Mas como distinguir o que é verdadeiro no dia-a-dia, quanto o culto à mentira sai do âmbito da política e afeta as relações amorosas, de amizade e até o vínculo como o “detector de mentira”, a eficácia que resulta da autenticidade da sua verdade. O que é verdadeiro para você tem que ser verdadeiro por uma questão de respeito para o outro.

A teia dos sonhos, aquela que ensina que tudo é conectado (1º corolário do 2º princípio) “Não há limites"

Isso nos revela que o que é eficiente para todos é verdadeiro. Pois a rede eletromagnética não pode se manter intacta e cada vez mais agregando energias que constroem a luz do mundo se houver algum curto-circuito advindo das razões ocultas da dor como ódio, amargura, vingança. Esse curto-circuito se manifesta através de nossas atitudes impensadas, decisões precipitadas e vícios o maior de todos é a mentira que se alimenta da ausência de luz.

É a eficácia, quando incorporada ao nosso código de ética, que nos leva a por em prática o 1º corolário: "Há sempre um outro jeito de fazer as coisas”.

Para mim esse é o mais sábio e esperançoso conhecimento dessa coletânea de princípios e corolários. Pois se “Há sempre um outro jeito de fazer as coisas “as portas para o autoperdão estão perenemente abertas para que uma nova forma de viver flua, dando passagem à reparação de todos nossos equivócos e erros. A criatividade, regida por este corolário, está presente em todas as dificuldades apontando saídas inusitadas e qualquer fase de crise pode, com a certeza de que fazemos parte da rede de luz que nos liga a todos, transformar o caos em Vida.

Finalizando convém lembrar: os talentos Kahuna que esses princípios nos trás:

1º O mundo é o que você pensa que é
Talento: Visão

2º Não há limites
Talento: Clareza

3º A energia flui onde a atenção vai
Talento: Enfoque

4º O momento de Poder é Agora
Talento: Presença

5º Amar é ser Feliz (Alorah)
Talento: Benção

6º Todo o poder Vem de dentro
Talento: Empoderamento

7º A eficácia é a medida da Verdade (A Teia dos Sonhos)
Talento: Participação




Carminha Levy

Pioneira no ensino simultâneo de Xamanismo e Psicologia, criou um programa de Facilitadores Xamânicos em Xamanismo Matricial que resgata a sabedoria da Grande Deusa Mãe Terra: a Madona Negra - o matriarcado associando-o ao patriarcado - o Xamanismo Matricial. Instrutora do Neoxamanismo no Brasil



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.