DESTAQUES

Dependência química: frequentar o Narcóticos Anônimos traz resultados?

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Associar duas ou mais formas de combater a dependência é positivo

por Danilo Baltieri

Resposta: Os grupos de mútua ajuda são outra forma de tratamento destinada aos dependentes de substâncias..

Os grupos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) são bastante procurados por pacientes dependentes de álcool e de outras drogas, respectivamente.

Devemos sempre lembrar que a associação de duas ou mais formas de tratamento potencializa os resultados positivos. Uma das formas são os grupos de mútua ajuda; a outra, no caso da maconha, poderiam ser as psicoterapias.

Infelizmente, a eficácia dos grupos de mútua ajuda na promoção da abstinência dos dependentes químicos é bastante difícil de determinar, em termos científicos, em virtude da grande heterogeneidade de grupos e usuários ao redor do mundo. De qualquer forma, consiste em importante ferramenta no tratamento dos dependentes químicos.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.