DESTAQUES

Pressão familiar fez meu namorado adiar casamento. Mas agora voltou atrás. O que faço?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Sempre é importante iniciar um diálogo com calma

por Blenda de Oliveira

"Era casada quando conheci o meu namorado. Separei, comecei a trabalhar, mudei completamente o meu padrão de vida, para pior. Namoro há quatro anos e, há um ano atrás, eu e meu namorado planejamos nos casar, mas ele desistiu: a irmã dele, por ciúme, não aprovou. Agora, depois que ela passou por uma tragédia (atropelou e matou o próprio cachorro) e está sensibilizada, ela demonstra aceitar a relação e então ele voltou a falar em casar. Porém, não tenho mais a esperança de viver feliz com ele, pois não acredito que a irmã tenha mudado definitivamente. Essa atitude dele foi por falta de amor? Não sei o que fazer. Mudei os meus planos e estou achando difícil encaixá-lo. Devo falar para ele ou esperar para ver o que acontece? Diante do que fiz para estar com ele, achei que ele foi covarde comigo, pois ele insistiu para que eu me divorciasse"

Resposta: São as incongruências dos seres humanos! Dizem querer, mas suas atitudes parecem de alguém que não quer. Dizem amar, mas as demonstrações parecem de desamor e por aí vai!

Olha não sei se posso dizer que ele não tem amor por você, acho difícil essa afirmação, mas, talvez seu namorado ainda não tenha maturidade suficiente para amar a família e a você ao mesmo tempo. São amores diferentes e um não deveria excluir o outro, mas exclui.

Então... o que fazer?

Passo-a-passo para poder lidar com a situação:

1º) Sempre é importante iniciar um diálogo com calma, sem confrontos, mas com firmeza para deixar claro o que é importante para você na relação.

2º) Prefira falar unicamente do que sente, pensa e faz.

3º) Ao final proponha (é só uma sugestão, levando em conta que parece que gosta dele) que você precisa observar melhor como as coisas vão se mostrar, ainda pode ser cedo para formar uma opinião. A covardia é um sintoma, muitas vezes, de imaturidade, insegurança e compromissos fortes que ele tem mais com a família do que com ele mesmo.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA
COMUNICAR ERRO

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.