DESTAQUES

Meu namorado é muito carismático e isso me incomoda. O que faço?

Eduardo Yabusaki 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Esse desconforto pode ser por insegurança

por Eduardo Yabusaki

"Temo que as mulheres pensem que ele possa estar interessado nelas"

Dentro de um relacionamento a dois inevitavelmente ocorrem conflitos gerados pela diferença de personalidade ou ideias.

Assim, quem entra num relacionamento compromissado, está sujeito a condições de intimidade que exigem esforço para seu entendimento e conciliação de divergências.

Viver o lado prazeroso que a convivência e a intimidade proporcionam é simples e fácil. No entanto, isso não garante a superação de situações problemáticas e conflituosas.

Por que o carisma do outro pode incomodar?

No caso aqui, a leitora se sente incomodada pelo fato de seu namorado ser expansivo, extrovertido e socialmente aglutinador.

Esse desconforto pode ser por:

- insegurança;

- por um possível assédio de outras mulheres

- pelo simples fato de ficar um pouco à margem da situação.

Isso tudo pode gerar desentendimentos e desgastes no relacionamento, principalmente quando não se sabe onde está o problema. Portanto, procure avaliar o que exatamente te incomoda ou faz mal.

Desconforto por ciúme

Se for por ciúme, manifeste-se e avalie com ele o quanto isso pode ser contornado. O ciúme é um sentimento humano, portanto, da mesma forma que ele pode ser mais provocado, pode também ser menos estimulado.

Insegurança na relação e na vida social

Caso o incômodo seja por insegurança, é preciso que você avalie o que te faz insegura no relacionamento, se é só essa situação mesmo ou se também características dele ou suas geram o mal-estar. Se forem as dele, conversem com tranquilidade para juntos encontrarem uma solução. Não que ele tenha que mudar, mas para que você possa se sentir mais segura caso a situação se repita, sem que fique temerosa ou angustiada. Se forem pelas suas características, reavalie e reflita como pode mudar para não ficar tão incomodada.

Veja se pode se soltar um pouco mais e se divertir, faça um esforço para se expor. Tente começar com situações mais tranquilas e com pessoas com as quais se sinta mais à vontade ou já tenha amizade. Aos poucos pode mudar e não ser como ele, mas pode ter condições de curtir e se envolver melhor em situações sociais sem tanta preocupação e insegurança. Aproveite e desfrute do seu par, sem neuras ou medos. Acima de tudo, curta e divirta-se.




Eduardo Yabusaki

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br



ENQUETE

Para você a traição significa falta de amor ou que o relacionamento chegou ao fim?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.