DESTAQUES

Descubra se você é uma pessoa mais yin ou yang

Jou Eel Jia 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Temperamento yin retém muito as emoções

por Jou Eel Jia

Yin e yang representam as formas como as energias se manifestam. São conceitos que fundamentam a MTC, com princípios opostos e complementares.

Veja alguns exemplos de manifestações naturais

Yin

Terra, Lua, noite, Inverno, umidade, frescor

Yang

Sol, dia, céu, verão, secura, calor, superfície

As pessoas podem ser yin e yang ou estarem mais yin e yang

Pessoas yin: são mais sensíveis, emotivas, intuitivas, introvertidas e serenas. Essa energia mais calma correspondente a uma atitude mais receptiva, conciliadora, cooperativa. Mas também pode ser dispersa, passiva, lenta, fechada e melancólica.

Pessoas yang: são mais autoritárias, possessivas e agitadas.

O yang corresponderia à atividade agressiva, expansiva e competitiva. Focaliza um objetivo e procura atingi-lo, é rápido, entusiasmado, quente e explosivo.
Se você for muito yin deve procurar cultivar atitudes mais yang e vice-versa, isso ajudará a equilibrá-lo.

Temperamentos yin e yang e o ambiente de trabalho

Para que não aconteçam conflitos, o ideal e que pessoas yin trabalhem em ambientes mais yang e pessoas mais yang trabalhem em ambientes mais yin. Isso porque incorporamos a energia do ambiente onde estamos.

O temperamento exaltado do yang em um ambiente agitado fica mais ativado. E o yang assim pode se tornar mais patológico.

Já o temperamento introspectivo do yin num local isolado e tranqüilo, ativa esse estado. A pessoa tende a ficar mais lenta, dispersiva ou até depressiva.

Temperamentos yin/yang e a saúde

O temperamento explosivo do yang tende a doenças como a hipertensão, o que pode levar até mesmo a um infarto do miocárdio.

O temperamento yin retém muito as emoções e os problemas e por isso tende a problemas no sistema digestivo.

Yin/yang e menstruação

Mulheres mais yang, devido a sua energia expansiva, sangram mais e mulheres mais yin sangram menos por serem mais fechadas.




Criteo Publicidade:

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

A universidade Yiwu Industrial and Commercial College em Shangai (China), oferece curso de graduação – de 3 anos - para formar pessoas que querem se tornar celebridades nas redes sociais. O que você acha?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.