DESTAQUES

O que a MTC recomenda para tratar da obesidade infantil?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Dica: acupuntura a laser em crianças com menos de 12 anos

por Jou Eel Jia

A MTC considera o excesso de peso consequência de uma disfunção fisiológica e energética do organismo.

Aliado a esses fatores as crianças em fase desenvolvimento têm de se adaptar a fatores externos como disiciplina, cobranças na escola e dos pais. Essa sensibilidade emocional gera aumento da energia yang do fígado, que pode provocar alteração da energia do baço-pâncreas - responsável pela digestão e pelo metabolismo. Assim a criança acaba comendo mais como forma de compensar suas angústias.

A energia yang do coração também aumenta com essa pressão de ordem emocional, esse anseio também se converte em compensação alimentar. O aumento da energia yang do fígado leva à inquietude e à irritabilidade manifestando-se como ansiedade.

Com toda essa alteração no organismo fica fácil acumular mucosidade, que os ocidentais chamam de obesidade. Assim o excesso de peso é uma consequência da disfunção energética no baço-pâncreas.

Alguns distúrbios da energia renal podem levar à descompensação da energia do fígado e do baço-pâncreas, reforçando o surgimento da obesidade, conhecida na medicina ocidental como doença metabólica congênita.

COMUNICAR ERRO
loading...

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

ENQUETE

9 verdades e 1 mentira sobre si mesmo no Facebook. O que você acha?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.