DESTAQUES

Como lidar com o estresse causado pelas festas de final de ano e férias

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Busque uma alimentação saudável baseada em frutas e verduras

por Jou Eel Jia

Final de ano traz um momento de reflexões e novas metas para o novo ano. Acumula-se a isso o cansaço de um ano de trabalho associado às festas de fim de ano e aos muitos outros compromissos. Tudo isso acaba aumentando ainda mais o estresse.

A consequência são as somatizações como dor na coluna, dor de cabeça e mal-estar geral aliado às festas e à comida que podem trazer problemas gastrointestinais.

Muitas vezes acaba-se descarregando a ansiedade em cima da comida, comendo em excesso alimentos inadequados para o clima do verão; ou seja, os alimentos quentes mais adequados ao inverno do clima europeu como frutas secas e panetone.

O excesso de bebida traz a ressaca do álcool, que tem seu consumo muito encorajado pela nossa cultura nesta época.

O que fazer então?

Alimentação

Tome um lanche antes de ir para as festas, para 'segurar ' a ansiedade e não comer em excesso quando chegar lá. Pode ser um peixe grelhado ou mesmo um sanduíche mais natural.

Vai comer rabanada? Coma apenas uma ou se puder evite os alimentos calóricos como nozes, uva-passas...

É importante buscar uma alimentação saudável baseada em frutas e verduras.

Álcool

Evite o excesso de álcool sempre e se der ressaca no dia seguinte tome suco de laranja com pepino, água de coco, suco de melancia com melão. Escolha o que mais gostar.

Sono

Além do Réveillon as pessoas fazem ainda mais festas reunindo-se com amigos e parentes que costumam adentrar a madrugada, prejudicando o sono e agravando ainda mais o estresse. Isso pode ser compensado durante o dia com uma soneca após o almoço para ajudar a revitalizar as funções do organismo.

Férias

Não coloque expectativas ou preocupação antes de uma viagem para evitar que você se estresse.

Para 2016

Faça um exercício mental para 2016 enchendo sua mente de positivismo e autoconfiança, isso vale para as férias também.

Uma forma de planejar suas metas, é fazer uma reflexão do que aconteceu nas diversas áreas de sua vida neste ano.

COMUNICAR ERRO

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

ENQUETE

Relação aberta ajuda a reacender o romance?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.