DESTAQUES

Dor nas costas: acupuntura é mais eficaz que tratamentos convencionais

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Estudo realizado pela Universidade de Reagensburg comprova

por Jou Eel Jia

Estudo realizado pela Universidade de Reagensburg, em Bad Abbach (Alemanha), demonstra que a acupuntura parece ser mais eficaz que tratamentos convencionais contra a dor nas costas.

Segundo a pesquisa, a acupuntura dá aos médicos uma opção promissora e eficiente contra a dor nas costas crônica, com poucas contra-indicações.

Não só o alívio da dor de coluna, mas enxaqueca e cólicas têm uma ação mais rápida que a alopatia. Isso já é fato consumado.

Dependendo da patologia, a ação de analgésicos e anti-inflamatórios não chegam no ponto dolorido. Isso ocorre porque em áreas mais profundas, onde se tem um processo degenerativo, o antiinflamatório não age.

Já as agulhas conseguem atingir com precisão o ponto, e liberam endorfinas - morfina biológica. Isso faz a pessoa tolerar melhor a dor, até alcançar o efeito de analgesia.

Porém o diagnóstico e fundamental, pois cada caso é um caso. Quando se faz um diagnóstico preciso o alívio é imediato.

Independente do local, é feita também a acupuntura sistêmica, aquela que atua diretamente nos meridianos ou "canais de energia" específicos situados ao longo do corpo humano. Ou seja, é feita uma combinação entre as duas técnicas: aplicação das agulhas nos pontos doloridos e acupuntura sistêmica.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.