DESTAQUES

Hipertensos podem consumir chá verde?

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Hipertensos podem consumir chá verde, mas com restrições

por Jou Eel Jia

Sim. Os hipertensos podem consumir o chá verde com uma dose diária de três a quatro xícaras ao dia.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a HAS (hipertensão arterial sistêmica) significa o aumento da energia yang do fígado. Isso leva a uma instabilidade energética e, posteriormente, a uma síndrome de Yang Ming.

Na visão da medicina ocidental isso representa uma sobrecarga cardiovascular, que pode levar a um infarto do miocárdio ou a um AVE (acidente vascular encefálico).

Benefícios do chá verde

O chá verde na dose indicada, ajuda a melhorar a circulação da energia do BP (baço pâncreas) e assim reduz a pressão sobre a energia do fígado. Isso reduz a expansão da energia yang do fígado e evita patologias cardíacas.

A quantidade prescrita é o suficiente para promover o Qui Hua, que é o processo do organismo converter em energia, por exemplo, os alimentos, o ar.... Exceder essa quantidade pode gerar sobrecarga na energia do fígado, que torna-se estimulada em excesso. Ou seja, ocorre o efeito contrário: o desequilíbrio do yang (energia) do fígado.

É bom lembrar que se deve evitar tomar o chá verde próximo ao horário do café, pois os dois juntos podem desestabilizar a energia do fígado levando à síndrome de Yang Ming. O intervalo entre ambos deve ser de pelo menos uma hora. Uma boa sugestão é trocar o horário do café pelo chá em certos momentos do dia.

Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).

Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2016
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.