DESTAQUES

Veritas in Caritate

Samanta Obadia 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Meu espírito filosófico está sempre em busca da verdade

por Samanta Obadia

Em todos os momentos na vida devíamos estar atentos às batidas de nosso próprio coração.

Hoje, discutindo sobre valores com minha filha, percebi o quanto se perde tempo inutilmente. Ainda que o motivo fosse nobre, determinadas energias não deviam ser dispensadas.

Em meu coração algo descompassava e eu não sabia por quê.

Chegando em casa, ‘re-equilibrei’ minha mente em meu corpo, e entendi que o descompasso vinha do desvio do principal.

Uma querida aluna amiga está no CTI de um hospital, e minhas orações como envio de luz para sua saúde, neste instante, é o que devia ser priorizado. Ao fazê-lo, percebi o quanto se perde em vão, atos ao longo de nosso dia.

Imaginem essa dispersão ao longo de nossas vidas. Lembrei-me então do filme “Mãos Talentosas” (Direção: Thomas Carter (EUA/2009), quando em uma cena, a mãe desliga a TV, que seus dois filhos assistem com frequência, e lhes obriga a trocar o tempo dispensado pela leitura de dois livros por semana. A vida dos meninos mudou radicalmente, e eles tiveram um grande sucesso na vida profissional e pessoal.

Agradeço aos meus familiares e professores que me estimularam a estudar, e às dificuldades que tive para sempre buscar mais conhecimento. Pois sei, que isso me transformou em quem sou, e a entender o verdadeiro sentido do amor caridoso.

O tempo é um bem precioso que recebemos, o corpo humano é um instrumento fantástico e a razão, uma dádiva incrível, mas é a generosidade que os torna divinos. É a necessidade de conjugar a caridade com a verdade, na direção assinalada por S. Paulo da « veritas in caritate » (Ef 4, 15).

Meu espírito filosófico está sempre em busca da verdade como forma de crescimento. Contudo, é na intuição desses simples movimentos internos que me deparo com o que há de mais humano em nós, o valor da vida.




Samanta Obadia

Samanta Obadia é Filósofa e Psicanalista. Ela busca em suas palestras aproximar o seu público do conhecimento, com bom humor e inteligência na direção da felicidade.



ENQUETE

Você é feliz no trabalho?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2017
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.